Eletrônicos

publicidade
29 de setembro de 2010 • 16h38 • atualizado às 16h41

EUA: casal cria submarino de madeira

Primeiro teste do submarino foi mal sucedido
Foto: Reprodução
 

Um casal de Oklahoma, nos Estados Unidos, decidiu recriar o Argonaut Jr., de Simon Lake, o primeiro veículo a se locomover pelo fundo do mar. Doug e Kay Jackson reproduziram o "submarino" utilizando madeira, chumbo e epóxi.

No final século XIX, não havia ainda a possibilidade de transporte subaquático, técnica que, mais tarde, tornou-se essencial nas duas grandes guerras do século passado. Entretanto, em 1894, o engenheiro Simon Lake decidiu desenvolver seu próprio meio de se locomover debaixo da água e criou o Argonaut Jr.

Agora, 116 anos depois e com muito mais tecnologia disponível, Doug e Kay Jackson resolveram recriar a obra de Lake, com o maior detalhamento possível, dada a ausência de informações. Em sua página, a Argonautjr.com, o casal mostra os passos da criação da réplica, assim como um vídeo que conta a recriação do Argonaut Jr., disponível pelo atalho http://tiny.cc/ral5p.

O casal gastou US$ 8 mil em seu projeto (cerca de R$ 13,6 mil), que demorou 8 meses para ficar pronto, tendo sido finalizado em junho de 2010. O site PopSci descreve um pouco de sua operação, como os processos de submersão e emersão, além do modo de direção e de segurança.

A descida acontece com o lançamento de uma âncora e preenchimento de compartimentos especiais com água, além do acionamento de di versas válvulas e sistema de pressurizacão de ar. Para subir, o processo é o inverso. As âncoras são baixadas novamente, para estabilização em superfície, e o ar que havia pressurizado a cabine é utilizado para expelir a água dos tanques, fazendo com que o submarino suba.

Segundo Kay, todos os processos são bem simples e envolvem abertura e fechamento de válvulas. Para se locomover, o Argonaut Jr. possui um motor geralmente utilizado em pequenos barcos de pesca de corrico.

Apesar do teste inicial ter começado mal, com a quebra do trailer que carregava o submarino, o casal não desistiu e levou o Argonaut Jr. para seu primeiro mergulho a 3 metros de profundidade, esse sim bem sucedido.

Geek