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Feira consolida o 3D e abre espaço para o mundo dos tablets

10 jan 2011 - 08h38
(atualizado às 10h53)
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Henrique Martin
Direto de Las Vegas

A Consumer Electronics Show 2011, que acabou neste domingo em Las Vegas, consolidou a tecnologia 3D como algo presente em todos os fabricantes (o que não significa necessariamente seu sucesso) e abriu espaço para o novo mundo dos tablets.

O destaque da CES foi o Xoom, da Motorola, que chega em abril ao Brasil
O destaque da CES foi o Xoom, da Motorola, que chega em abril ao Brasil
Foto: Divulgação

Sobre o 3D, se nas edições anteriores da CES eram apenas os televisores, hoje são as câmeras, filmadoras profissionais e de bolso e até soluções domésticas para lidar e gerar conteúdo em três dimensões. Deu para notar que, mesmo com o 3D integrado a todas suas TVs, a maioria dos fabricantes presentes na CES preferem falar de evoluções na própria tecnologia das telas.

Foi assim com LG e Samsung, por exemplo, que falaram de novos televisores cada vez com a borda menor e espessuras reduzidas - sempre com o 3D integrado. Foi assim com a Sony, que levou o foco para sua nova filmadora 3D de uso doméstico e o lançamento de um modelo de bolso com duas lentes, assim como novos notebooks 3D. Conteúdo para isso? Quase ninguém toca no assunto.

Já com os tablets a história é diferente. 2010 foi o ano do iPad, e todos os lançamentos feitos na CES 2011 refletem a preocupação do mercado em seguir o que a Apple faz. Se os tablets baseados em plataforma Microsoft ainda dão os primeiros passos - mesmo com bons exemplos vindos da Samsung e da Toshiba -, o vindouro Android 3.0 é a força motriz da nova geração de computadores portáteis.

O destaque do show ficou por conta do Xoom, da Motorola, que chega em abril ao Brasil. Inúmeros outros fabricantes, como AOC, Coby e até mesmo Polaroid engatinham passos no Android usando versões mais antigas (feitas para smartphones) do Android, o que pode atrair um público interessado no produto com menos dinheiro no bolso. De qualquer modo, quase todos pregam que a conjunção tablet e smartphone abre portas para a inclusão digital. A organização do evento estima em 80 (sim, 80) tablets anunciados nos quatro dias de evento.

A LG teve todas as condições para ser a grande estrela de audiência da CES com seu tablet (foi da LG a primeira coletiva de imprensa da CES no dia dedicado à imprensa), mas adiou o anúncio no estande e divulgou um breve comunicado ao mercado dizendo que o tablet será lançado ainda este ano em parceria com a operadora T-Moblie.

Correndo por fora, o tablet PlayBook, da BlackBerry, usa um sistema operacional proprietário com interface linda e rápida. Se vai conquistar os desenvolvedores de aplicativos e tornar essa plataforma bem-sucedida, é outra história. Claro que tudo isso pode mudar - e rápido - conforme o próximo anúncio da Apple. Mas a resposta só veremos na CES de 2012.

Fonte: Zumo Notícias
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