PUBLICIDADE

Google Glass exibirá notícias e responderá e-mails com ditado

Novos aplicativos para os óculos futuristas do Google foram apresentados em evento. News York Times, Evernote e Gmail são alguns dos apps

12 mar 2013 - 13h18
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Consultas de horários de voos também ficam disponíveis entre os recursos do Google Glass</p>
Consultas de horários de voos também ficam disponíveis entre os recursos do Google Glass
Foto: YouTube.com / Reprodução

Alguns dos primeiros aplicativos para o Google Glass - os óculos futuristas do Google - já estão prontos. Em uma demonstração no evento SXSW, apps do jornal New York Times, do Evernote e do Gmail foram apresentados. As informações são do site The Verge.

Segundo o site, cada aplicativo integrado deve seguir alguns princípios como ser desenhado para os óculos e não atrapalhar o usuário.

No caso do Gmail, os usuários poderão receber notificações das mensagens mais importantes, além de responder e-mails diretamente do óculos, ditando o texto ao gadget, que captará o conteúdo pelo microfone. Quando recebe os alertas, o usuário vê o assunto e a foto do remetente, quando disponível.

Já o aplicativo do New York Times exibe o título de matérias, uma imagem, nome do autor e o tempo de publicação da matéria quando o usuário usa o gesto "olhar para cima". As notícias podem ser atualizadas a cada uma hora e são exibidas no campo de visão periférica do usuário.

O Evernote - que trabalha com armazenamento de arquivos na nuvem - também permite que os usuários salvem imagens diretamente na sua conta online, para fazer anotações posteriormente. O serviço Path também está entre os apps.

O Google Glass já tem também um aplicativo que permite aos usuários  identificar pessoas a partir da roupa que estão usando. O app InSight Project, financiado em parte pela companhia de Mountain View, está sendo desenvolvido por pesquisadores das universidades americanas da Carolina do Sul e de Duke. O aplicativo funcionaria a partir de um perfil virtual, criado pelo usuário com a câmera do telefone e fotos suas de vários ângulos. O software conseguiria montar uma imagem digital da pessoa e identificá-la a partir de suas vestimentas.

No início do ano, o Google promoveu uma maratona com desenvolvedores em duas cidades dos Estados Unidos, buscando incentivar a criação de aplicações para os óculos.

Google glass - gadget de vestir

O próprio Google tem um projeto - o Google Glass - que deve chegar ao mercado no próximo ano. Tratasse de um dispositivo que leva recursos da realidade aumentada aos olhos do internauta através de óculos que equipados com microfone, câmera, conexão sem fio e um pequena tela onde as informações são exibidas. O Google anunciou há um ano que estava trabalhando nesta nova tecnologia, que mistura o mundo real ao mundo virtual.

Sergey Brin, co-fundador do Google que usa regularmente o protótipo dos óculos, detalhou em junho passado o plano de lançamento deste dispositivo para desenvolvedores reunidos na conferência anual de San Francisco, Califórnia.

Paraquedistas fizeram a demonstração do novo produto filmando e divulgando ao vivo, com seus óculos, o voo e a aterrissagem no teto do Centro de Convenções de San Francisco.

"É o tipo de ideia louca que acaba virando realidade", disse Brin na ocasião. "O fato de poder se lançar ao vazio podendo compartilhar a experiência (usando os óculos) torna muito estranho o uso de um smartphone ou de um computador portátil".

As pessoas interessadas têm até 27 de fevereiro para enviar uma carta de motivação de 50 palavras no Twitter ou no Google+ com a palavra chave #ifihadglass. Os candidatos aceitos deverão pagar US$ 1.500 e retirar os óculos em Nova York, Los Angeles ou San Francisco.

Saiba o que esperar do óculos futurista Google Glass

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade