PUBLICIDADE

Grupo quer censurar o Google Glass por preocupação com privacidade

Óculos futuristas do Google permitirão ao usuário gravar, em áudio e vídeo, conversas e outros momentos do dia a dia e compartilhá-los

18 mar 2013 - 10h20
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Camiseta do Stop The Cyborgs é contra o uso do Google Glass sem a possibilidade de se saber se o usuário dos óculos está ou não gravando
Camiseta do Stop The Cyborgs é contra o uso do Google Glass sem a possibilidade de se saber se o usuário dos óculos está ou não gravando
Foto: Stop The Cyborgs / Divulgação

Um grupo de manifestantes anônimos está prostestando contra o Google Glass - óculos futuristas do Google - numa tentativa de censurar o uso do gadget. O grupo, chamado de Stop The Cyborgs, se diz motivado pela privacidade. Segundo os manifestantes, o Google Glass não permite saber se o usuário está ou não filmando ou gravando conversas. 

O Google Glass é um dispositivo utilizado como óculos que possui microfone, câmera e uma pequena tela que, integrada ao smartphone, colocará uma série de informações em um pequeno display transparente, incremenando a experiência do usuário com realidade aumentada. Como forma de alertar sobre o perigo, o grupo oferece em seu site camisetas e cartazes contra o uso do aparelho.

Camisetas divulgando a causa do grupo de manifestantes anônimos são vendidas pela internet para apoiar o movimento
Camisetas divulgando a causa do grupo de manifestantes anônimos são vendidas pela internet para apoiar o movimento
Foto: Stop The Cyborgs / Divulgação

"Aos poucos, as pessoas pararão de agir como indivíduos autônomos ao tomar decisões e interagir com outros", prega o site do movimento, que admite que suas preocupações são "uma especulação baseada em informações na imprensa", já que o produto ainda não está à venda e não se sabe como sua versão final vai operar, de fato.

No início do ano, o Google promoveu uma maratona com desenvolvedores em duas cidades dos Estados Unidos, buscando incentivar a criação de aplicações para os óculos.

Google glass - gadget de vestir

O Google Glass é um dispositivo que leva recursos da realidade aumentada aos olhos do internauta através de óculos que equipados com microfone, câmera, conexão sem fio e um pequena tela onde as informações são exibidas. O Google anunciou há um ano que estava trabalhando nesta nova tecnologia, que mistura o mundo real ao mundo virtual.

Sergey Brin, co-fundador do Google que usa regularmente o protótipo dos óculos, detalhou em junho passado o plano de lançamento deste dispositivo para desenvolvedores reunidos na conferência anual de San Francisco, Califórnia.

Paraquedistas fizeram a demonstração do novo produto filmando e divulgando ao vivo, com seus óculos, o voo e a aterrissagem no teto do Centro de Convenções de San Francisco.

"É o tipo de ideia louca que acaba virando realidade", disse Brin na ocasião. "O fato de poder se lançar ao vazio podendo compartilhar a experiência (usando os óculos) torna muito estranho o uso de um smartphone ou de um computador portátil".

As pessoas interessadas têm até 27 de fevereiro para enviar uma carta de motivação de 50 palavras no Twitter ou no Google+ com a palavra chave #ifihadglass. Os candidatos aceitos deverão pagar US$ 1.500 e retirar os óculos em Nova York, Los Angeles ou San Francisco.

Conheça alguns dos recursos do Google Glass

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade