2 eventos ao vivo

Japoneses criam sistema que permite projeção holográfica 3D

23 nov 2011
12h48

Pesquisadores japoneses da Burton Inc. criaram um sistema que realiza projeções holográficas em 3D como as que o robô R2-D2, de Star Wars, projetava nos filmes de George Lucas. A empresa desenvolveu seu display 3D baseado em tecnologias apresentadas em 2006 pelo Instituto nacional de Ciência e tecnologia Avançadas (AIST, na sigla em inglês) e pela Keio University, ambas do Japão.

Sistema produz plasma fluorescente, como o que há dentro das lâmpadas frias, e por isso não precisa de uma tela para projetar as imagens
Sistema produz plasma fluorescente, como o que há dentro das lâmpadas frias, e por isso não precisa de uma tela para projetar as imagens
Foto: Geek / Reprodução

O sistema utiliza um laser de foco muito preciso que é capaz de produzir plasma fluorescente (o mesmo que há dentro de uma lâmpada de luz fria) a partir do oxigênio e nitrogênio presentes no ar. Com isso, a tecnologia é capaz de reproduzir imagens sem a utilização de uma tela ou superfície.

"A maior parte dos aparelhos 3D projetam imagens em telas 2D e fazem as figuras aparecerem em três dimensões através de uma ilusão ótica. Mas este aparelho apresenta as imagens no ar, então uma das características desse sistema é que ele permite que objetos em 3D sejam visualizados naturalmente", explica um dos responsáveis pelo projeto ao Diginfo.

De acordo com o Technabob, o sistema da Burton é capaz de criar 50 mil pontos de luz por segundo, a uma velocidade de 10 a 15 frames no mesmo tempo. Os pesquisadores agora trabalham para aumentar essa velocidade para 24 a 30 frames por segundo (comum para vídeos).

A primeira demonstração do sistema foi feita com uma projeção de laser verde dentro de um cubo cheio de água, mas os pesquisadores preveem que se um canhão de laser mais forte for utilizado, as imagens poderão ser projetadas no ar. Um vídeo com esta primeira apresentação pode ser conferido pelo atalho http://bit.ly/rPENwc .

Geek

compartilhe

publicidade