Mesmo com poucas alterações, novo iPad deve manter liderança
7 mar2012 - 19h02
(atualizado às 19h20)
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Nada de iPad 3, iPad HD ou com tela de E-sense que permitiria "sentir" a imagem por ela ser lisa, áspera ou mesmo arredondada. A atualização do tablet, batizada simplesmente de "novo iPad" por Tim Cook no palco do Centro de Artes Yerba Buena, em São Franscisco, na Califórnia, trouxe poucas alterações em relação à segunda geração do iPad. Elas são, no entanto, significativas e suficientes para manter a Apple no topo do recente e fervoroso mercado dos tablets em escala global.
Apple apresenta as novidades do iPad 3ª Geração; veja:
Segundo um recente levantamento divulgado pela própria empresa, o iPad abocanha atualmente 60% do mercado mundial de tablets. É neste cenário que, cerca de um ano depois, o novo iPad, da terceira geração, é lançado com a principal mudança: uma resolução superpotente de tela, que transforma o tablet em uma máquina de construir e visualizar imagens e dá um novo significado para o software iPhoto, famoso entre os usuários e fãs da Apple.
A Retina Display - a supertela - já estava presente no iPhone 4 e no 4S. A diferença - para melhor - está no tamanho da tela do iPad, que tem 9,7 polegadas, tornando possível que o iPhoto consiga editar imagens de até 19 megapixels - um número mais alto do que a resolução máxima de todos os smartphones no mercado atualmente, por exemplo, à exceção do Nokia 808 Pureview, que faz fotos a 41 megapixels. A resolução do display é de 2048 x 1536, com 3,1 milhões de pixels. Para se ter uma ideia, como disse Tim Cook durante a apresentação, isso significa cerca de 1 milhão de pixels a mais que uma HDTV típica.
Deixando a tela de lado, as outras alterações são o que se espera de uma atualização de fato. O novo iPad tem um processador mais rápido, gráficos mais potentes, uma câmera melhor e permite a gravação de vídeos em HD, além da possibilidade de uso de novos softwares, como o iWork e o Garage Band. Nenhuma dessas atualizações, no entanto, surpreende.
Ficam de fora da nova jogada da Apple um novo design, um modelo com tela menor - como acontece com o concorrente Samsung e seus tablets Galaxy Tab - e o assistente inteligente de voz Siri, que não entrou na atualização. A bem da verdade, o novo iPad conta com uma funcionalidade voz. Porém, para quem esperava incorporar o tablet no dia a dia e pedir para ele realizar tarefas, é melhor sentar e esperar pelo menos mais um ano.
Mas o mais notável é que o dispositivo chega ao mercado sem sequer um nome próprio. Talvez a mensagem, que não se justifica pela atualização, seja a de que, para a Apple, não interessa qual iPad você compre, desde que você compre um iPad - o dispositivo que, de acordo com Tim Cook, revolucionou o mercado, é referência da era pós-PC e vendeu mais aparelhos no último trimestre de 2011 do que qualquer outra fabricante de PC vendeu considerando toda a linha de produtos.
Tim Cook fala sobre as novidades do iPad
Foto: AFP
Terra cobrirá ao vivo os anúncios feitos pelo CEO Tim Cook em evento no Yerba Buena Center, em San Francisco, na Califórnia
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iPad agora faz gravação de vídeo em 1080p
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Tim Cook, CEO da Apple, inicou a apresentação nesta quarta-feira
Foto: AP
Primeiro anúncio de Cook foi que iOS 5.1 está disponível a partir de hoje
Foto: AP
Cook anunciou que Apple TV ganhou nova interface e integração com o iCloud, com resolução Full HD
Foto: AFP
Cook divulgou números do iPad: Os números: mais de 15 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2011 e 200 mil apps feitos para o tablet
Foto: AP
Cook afirmou sobre o novo iPad: "a Apple está redefinindo a categoria, de novo"
Foto: Reuters
Setenta e seis porcento das vendas do último trimestre foram de aparelhos pós-PC - iPhone, iPad e iPod
Foto: AP
Cook fala da era pós-PC, afirmando que a Apple tem os três principais produtos dessa era: iPod, iPhone e iPad
Foto: AP
Tim Cook aparece ao lado do novo iPad que, ao contrário dos rumores, tem botões
Foto: AP
Tim Cook diz que tem 1.074 aplicativos instalados em seu iPad
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Novo iPad chega às lojas em 16 de março
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Phil Schiller, vice-presidente da Apple, iniciou apresentação do novo iPad
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Loja oficial da companhia saiu do ar momentos antes do evento da Apple
Foto: Reprodução
Com 4G, os preços variam entre US$ 629 e US$ 829
Foto: AFP
Schiller anuncia novos preços preços: US$ 499 para iPad de 16 GB, US$ 599 na de 32 GB e US$ 699 na de 64 GB, os mesmos do iPad 2
Foto: AFP
Tim Cook falou sobre os aplicativos dedicados aos produtos Apple
Foto: Reuters
"Quando o iPhone 4 ganhou Retina Display, desenvolvedores não precisaram fazer nada para que seus apps melhorassem", diz Schiller
Foto: Reuters
Com 4G, os preços do novo iPad variam entre US$ 629 e US$ 829
Foto: AFP
Com mais de 100 milhões de clientes, iCloud passa a suportar filmes, e com Retina Display usuário do novo iPad pode acessar produções direto da nuvem
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iMovie do novo iPad grava em 1080p, tem edição em storyboard e reprodução no mesmo aparelho
Foto: AP
Cook diz que iPad "está superando a mais selvagem das previsões"
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Tela Retina Display tem saturação de cor 44% melhor que a versão anterior
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"O desempenho é incrível, e você vai adorar usá-lo nessas novas redes de alta velocidade", afirmou Schiller sobre novo iPad
Foto: AFP
iPad é "o garoto-propaganda do mundo pós-PC", segundo Cook
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Cook apresentou comparativo de vendas de tablets Apple e concorrentes
Foto: Reuters
Phil Schiller informou que novo iPad chega dia 16 aos Estados Unidos e outras nove localidades
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CEO da companhia afirma que já foram vendidos 172 milhões de aparelhos pós-PC
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Cook se referiu ao aparelho durante todo apenas como "novo iPad"
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iPad ganha controle de voz com suporte a inglês (americano, britânico, australiano), francês, alemão e japonês
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Com a nova resolução da tela, HD, o iOS para o novo iPad será reformulado
Foto: AFP
iPad chega dia 16 às lojas de EUA, Canadá, França, Alemanha, Suíça, Japão, Hong Kong e Austrália