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Mesmo com poucas alterações, novo iPad deve manter liderança

7 mar 2012 - 19h02
(atualizado às 19h20)
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Nada de iPad 3, iPad HD ou com tela de E-sense que permitiria "sentir" a imagem por ela ser lisa, áspera ou mesmo arredondada. A atualização do tablet, batizada simplesmente de "novo iPad" por Tim Cook no palco do Centro de Artes Yerba Buena, em São Franscisco, na Califórnia, trouxe poucas alterações em relação à segunda geração do iPad. Elas são, no entanto, significativas e suficientes para manter a Apple no topo do recente e fervoroso mercado dos tablets em escala global.

Apple apresenta as novidades do iPad 3ª Geração; veja:

Segundo um recente levantamento divulgado pela própria empresa, o iPad abocanha atualmente 60% do mercado mundial de tablets. É neste cenário que, cerca de um ano depois, o novo iPad, da terceira geração, é lançado com a principal mudança: uma resolução superpotente de tela, que transforma o tablet em uma máquina de construir e visualizar imagens e dá um novo significado para o software iPhoto, famoso entre os usuários e fãs da Apple.

A Retina Display - a supertela - já estava presente no iPhone 4 e no 4S. A diferença - para melhor - está no tamanho da tela do iPad, que tem 9,7 polegadas, tornando possível que o iPhoto consiga editar imagens de até 19 megapixels - um número mais alto do que a resolução máxima de todos os smartphones no mercado atualmente, por exemplo, à exceção do Nokia 808 Pureview, que faz fotos a 41 megapixels. A resolução do display é de 2048 x 1536, com 3,1 milhões de pixels. Para se ter uma ideia, como disse Tim Cook durante a apresentação, isso significa cerca de 1 milhão de pixels a mais que uma HDTV típica.

Deixando a tela de lado, as outras alterações são o que se espera de uma atualização de fato. O novo iPad tem um processador mais rápido, gráficos mais potentes, uma câmera melhor e permite a gravação de vídeos em HD, além da possibilidade de uso de novos softwares, como o iWork e o Garage Band. Nenhuma dessas atualizações, no entanto, surpreende.

Ficam de fora da nova jogada da Apple um novo design, um modelo com tela menor - como acontece com o concorrente Samsung e seus tablets Galaxy Tab - e o assistente inteligente de voz Siri, que não entrou na atualização. A bem da verdade, o novo iPad conta com uma funcionalidade voz. Porém, para quem esperava incorporar o tablet no dia a dia e pedir para ele realizar tarefas, é melhor sentar e esperar pelo menos mais um ano.

Mas o mais notável é que o dispositivo chega ao mercado sem sequer um nome próprio. Talvez a mensagem, que não se justifica pela atualização, seja a de que, para a Apple, não interessa qual iPad você compre, desde que você compre um iPad - o dispositivo que, de acordo com Tim Cook, revolucionou o mercado, é referência da era pós-PC e vendeu mais aparelhos no último trimestre de 2011 do que qualquer outra fabricante de PC vendeu considerando toda a linha de produtos.

Fonte: Terra
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