PUBLICIDADE

Microsoft tenta patente de áudio 3D com realidade aumentada

23 abr 2012 - 20h04
Compartilhar

A Microsoft entrou com um pedido de patente de uma tecnologia de realidade aumentada para sistemas de som 3D. Hoje, os sistemas conhecidos como surround-sound, em que caixas distribuídas no ambiente simulam sons vindos de diferentes direções - um carro que se aproxima da direita, um pássaro que canta do alto - funcionam bem quando o usuário está na posição perfeita. Mas, se senta no canto da sala, por exemplo, a experiência não é clara, e é este problema que a patente da companhia de Redmond tenta resolver. As informações são do TechCrunch.

Sistema rastrearia posição do usuário para garantir 3D em qualquer posição do cômodo
Sistema rastrearia posição do usuário para garantir 3D em qualquer posição do cômodo
Foto: USPTO / Divulgação

Segundo o formulário entregue ao órgão americano de patentes no fim de abril, a tecnologia vai usar um "sistema de câmera profunda" para entregar o conteúdo com precisão, independente da posição no cômodo. A tecnologia coleta dados do ambiente e do ouvinte e envia comandos à unidade central para que os sons sejam 3D em relação àquele contexto específico.

A novidade seria muito bem vinda para jogos do Xbox Kinect, que envolvem muitos movimentos dos usuários. Como o jogador muda a posição da cabeça e do corpo, o som surround nem sempre continua adequado.

O formulário da patente descreve e ilustra o sistema da mesma forma que o do Kinect, funcionando a partir de uma câmera com sensor de movimento, mas não chama o dispositivo de Kinect, com todas as letras. Tudo é referenciado como "câmera de profundidade", um dispositivo que usa sensor com imagem em RGS, projetor de laser infravermelho e sensor de profundidade para coleta de dados - os mesmos componentes do acessório do Xbox 360.

Uma diferença é que a nova tecnologia descreve o usuário como portador de um ou mais microfones, que percebem as propriedades acústicas do como. O uso de microfones para esse propósito já existe nos sistemas de surround atuais que se autocalibram. A patente da Microsoft ainda inclui o uso de sensores de movimento por parte do usuário, também com o objetivo de coletar informações sobre orientação e rotação, e os dados se somam à percepção obtida pelo sistema a partir da câmera.

A tecnologia funcionaria, de acordo com o formulário de requisição da patente, tanto com fones de ouvido quanto com sistemas de som 3D já existentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade