PUBLICIDADE

Novo iPad deve ganhar tela mais fina e leve do iPad Mini

12 ago 2013 - 13h55
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>iPad deve receber tecnologia baseada em filme usada na versão de display menor</p>
iPad deve receber tecnologia baseada em filme usada na versão de display menor
Foto: Fernando Borges / Terra

A mesma tecnologia sensível ao toque que fez o iPad Mini ser do tamanho e da espessura que é provavelmente estarão no próximo iPad, que está em produção por fornecedores asiáticos, segundo fontes ligadas ao assunto citadas pelo The Wall Street Journal. O jornal explica que a tela, composta por múltiplas camadas, a mais exterior delas sendo sensível ao toque, entre a lâmina de cristal líquido e o vidro protetor.

<p>iPad mini foi lançado em outubro de 2012 e tem tela de 7,9 polegadas</p>
iPad mini foi lançado em outubro de 2012 e tem tela de 7,9 polegadas
Foto: Divulgação

O iPad Mini, de acordo com um relatório do IHS iSuppli, usa um painel touch baseado em filme, que é mais leve e fino do que o painel sensível ao toque baseado em vidro que é usado no iPad de 9,7 polegadas. Por isso, a tecnologia usada na versão de 7,9 polegadas está para chegar ao tablet original, segundo a publicação americana.

Para os fabricantes de dispositivos, a opção do painel touch baseado em filme tem se tornado cada vez mais atrativa à medida que o material do filme já supera em muito as desvantagens técnicas iniciais em relação ao vidro, e tem benefícios em termos de espessura e peso, segundo Shojo Oi, analista da DisplaySearch, ao WSJ. Como a Apple é o maior vendedor mundial de tablets, a tecnologia que a gigante de Cupertino usa para produzir os iPads poderia ter um importante impacto nos fornecedores do componente. A maior demanda por painéis sensível ao teque baseados em filme é uma boa notícia aos fabricantes dos filmes PET usados para produzir esses displays.

A Nitto Denko, companhia japonesa que lidera o ranking de fornecedores de filmes, reservou 90 bilhões de yenes - cerca de US$ 930,3 milhões ou R$ 2,1 bilhões - de capital de investimento para o ano fiscal até março de 2014, o maior gasto de capital até agora e 80% superior aos 50 bilhões de yenes empregados no ano fiscal anterior. A Nitto Denko afirma que usará uma parte do valor para dobrar a capacidade de entrega de filmes até março do ano que vem, com expectativa de receber uma demanda robusta.

O iPad vem enfrentando concorrência de tablets que rodam o sistema operacional móvel do Google, o Android, fabricados por diferentes marcas. No segundo trimestre de 2013, a Apple ainda era a maior comerciante, com 32,4% de fatia de mercado, mas sua participação caiu em relação aos 60,3% um ano antes, de acordo com dados da IDC. A Apple não comentou o assunto ao jornal americano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade