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PlayBook, tablet da BlackBerry, chega às loja dos EUA e Canadá

19 abr 2011 - 10h10
(atualizado às 11h28)
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A Research In Motion começa a vender nesta terça-feira seu primeiro tablet, o PlayBook, no mercado norte-americano e também no Canadá. O aparelho, que usa o sistema operacional BlackBerry Tablet OS (QNX), foi anunciado em setembro do ano passado. A aposta não poderia ser mais alta para a companhia canadense, que viu o BlackBerry dominar o mercado de celulares inteligentes para depois ver o aparelho enfrentar dificuldades na concorrência contra o iPhone e os diversos aparelhos acionados pelo sistema operacional Android.

PlayBook, tablet da BlackBerry, começa a ser vendido nesta terça-feira nos Estados Unidos
PlayBook, tablet da BlackBerry, começa a ser vendido nesta terça-feira nos Estados Unidos
Foto: AP

O PlayBook é voltado para "grandes empresas ou 'exércitos de um só'", de acordo com a fabricante. O aparelho permite navegar na web, realizar múltiplas tarefas e rodar conteúdo multimídia, além de contar com recursos de segurança e suporte corporativos já comuns aos smartphones da RIM.

As configurações do PlayBook incluem uma tela de 7 polegadas (resolução 1024 x 600) sensível a multitoques e gestos, duas câmeras HD para gravação de vídeo e realização de vídeoconferência, saída HDMI, 1 GB de RAM, processador dual-core de 1 GHz e conectividade Wi-Fi e Bluetooth (com opções de 3G e 4G no futuro). O aparelho mede 130 x 193 x 10 mm e pesa cerca de 400 gramas.

Na parte de software, o aparelho é compatível com Adobe Flash Player 10.1, AIR, Java, OpenGL e Webkit/HTML5, além da integração com a plataforma BlackBerry já usada nos smartphones. O PlayBook com Wi-Fi será lançado em três modelos: com 16 GB de armazenamento, o preço sugerido é de US$ 499, 32 GB por US$ 599 e 64 GB po US$ 699).

Uma alternativa, ainda que criticada

O PlayBook vem sendo bastante criticado pela ausência de aplicativos (como um cliente de e-mail e calendário) por sites especializados que já testaram o aparelho. O Engadget diz que as atualizações de software constantes modificaram bastante o aparelho durante seus testes. A C|Net diz que o aparelho "mostra o poderoso novo sistema operacional da RIM, mas seu tamanho diminuto reduz seus melhores recursos". Já a Wired dá o veredito: "com sérias falhas em áreas principais como seleção de aplicativos e estabilidade com Flash, você deve pensar duas vezes antes de comprar um".

No entanto, redes de varejo como a Staples e a BestBuy afirmam que as pré-encomendas sólidas do aparelho sugerem existir demanda reprimida por uma alternativa de alta capacidade ao iPad. Cerca de 20 mil lojas nos EUA e Canadá estão oferecendo o PlayBook e o aparelho também será vendido diretamente a empresas.

Alguns observadores dizem que é injusto comparar os concorrentes ao iPad, que iniciou o mercado de tablets ao ser lançado em abril do ano passado. A Apple vendeu quase 15 milhões de iPads em 2010, e a RIM deve vender cerca de 3 milhões de PlayBooks ao longo de um período semelhante em 2011, de acordo com 18 analistas pesquisados pela Reuters.

"Não é um produto que jogue na mesma liga que o iPad", disse Al Hilwa, analista da IDC em Seattle. "A questão é determinar se venderá mais que o Xoom, mas menos que o Galaxy", disse ele, em referência aos tablets acionados pelo Android produzidos por Motorola e Samsung.

Demonstrando o quanto é difícil gerar entusiasmo semelhante ao dos lançamentos da Apple, a Staples Canadá abandonou o plano de abrir suas lojas à meia-noite e optou por um lançamento mais discreto, iniciando às 7h desta terça-feira. "Nossa ideia é que faz mais sentido para os clientes empresariais passar pela loja a caminho do trabalho", disse Pete Gibel, o vice-presidente de vendas da rede. "Abrir à meia-noite é mais para consumidores pessoa física."

Com informações da Reuters.

Fonte: Zumo Notícias
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