PUBLICIDADE

Próximo iPad deve impulsionar 4G para tablets, dizem analistas

6 mar 2012 - 16h36
Compartilhar

A Apple aposta que um novo iPad equipado com tecnologia 4G vai incitar mais consumidores americanos a pagarem um tanto a mais para assistirem a vídeos de alta qualidade em qualquer lugar, ajudando, em troca, com um salto na receita da Verizon Wireless e da AT&T.

Apple deve apresentar novo iPad em evento nos Estados Unidos nesta quarta-feira
Apple deve apresentar novo iPad em evento nos Estados Unidos nesta quarta-feira
Foto: Reprodução

Veja também: a evolução do iPad, o tablet da Apple

Até agora, a legião de fãs da Apple tem sido relutante em desembolsar mais dinheiro até mesmo por iPads com conexões 3G. O modelo apenas com Wi-Fi, mais barato mas também com acesso à web mais limitado, é, de longe, o dispositivo mais vendido.

O mais recente iPad deve ser capaz de operar a tecnologia LTE (Long-Term Evolution) de internet móvel ultrarrápida de quarta geração (4G), segundo uma fonte familiar com o produto. Com velocidades cerca de 10 vezes maiores do que a atual tecnologia 3G, isso pode representar um grande salto na qualidade de transmissão de vídeos.

Um dispositivo tão potente deve ajudar a impulsionar o mercado de telecomunicações se consumidores seguirem o movimento e se dispuserem a pagar mais, de acordo com analistas. A base de usuários global de computadores tablet alcançou 67 milhões em 2011, segundo a empresa de pesquisas Strategy Analytics.

"Isso vai aumentar dramaticamente o consumo de vídeo", disse o analista do UBS John Hodulik. "Este é o dispositivo que as pessoas querem. Eles querem a velocidade mais rápida. Eles querem alta resolução". Apple, AT&T e Verizon não quiseram comentar o assunto.

A companhia está se preparando para revelar o iPad 3 na quarta-feira, uma versão mais rápida e mais bem equipada a fim de lidar com a crescente concorrência de rivais como Samsung Electronics e Amazon. O novo iPad será crucial para a Apple se ela quiser continuar a dominar o mercado global de tablets, disse o analista Phil Harpur, da Frost & Sullivan.

"Muito dependerá de quão receptivo o mercado é aos novos recursos oferecidos pelo iPad 3, dois dos quais devem ser um processador de quatro núcleos e capacidades LTE de quarta geração", disse ele. "Embora o iPad 2 tenha oferecido apenas algumas atualizações menores, desta vez o mercado vai esperar bem mais".

O evento da empresa acontecerá no Yerba Buena Center for the Arts, em San Francisco, onde a companhia também apresentou os últimos dois iPads. O presidente da Apple, Tim Cook, fará sua segunda maior apresentação de um produto - após ter revelado o iPhone 4S no ano passado na sede da empresa.

As vendas do iPad dobraram no trimestre encerrado em dezembro, para 15,43 milhões de unidades. A companhia já vendeu mais de 55 milhões de aparelhos desde seu lançamento em 2010, e registrou mais de US$ 20 bilhões em vendas e serviços relacionados e acessórios no ano fiscal 2011. Mas dezenas de novos dispositivos concorrentes devem ser lançados neste ano, e a Apple precisa ficar à frente dos rivais.

Fabricantes de dispositivos móveis como a Samsung e a Motorola Mobility já têm dispostivos com tecnologia LTE disponíveis, então de certa forma a Apple já está atrasada. Os tablets das duas empresas rodam o sistema operacional Android, do Google, que tem rapidamente ganhado terreno do sistema iOS, da Apple.

Mas os novos tablets de alta velocidade ainda não decolaram. Eles foram responsáveis por apenas 1 por cento do total das vendas tablets em 2011, parcialmente por serem caros, de acordo com o analista Neil Mawston, da Strategy Analytics. Embora a Apple não esteja sendo revolucionária com seu dispositivo com LTE, ela pode ter uma grande colaboração na decolagem da tecnologia em tablets, por causa da popularidade da plataforma iPad.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade