2 eventos ao vivo

Realidade virtual coloca mente masculina em corpo de mulher

13 mai 2010
12h41
atualizado em 15/5/2010 às 13h31

Um estudo feito na Universidade de Barcelona e publicado no jornal online Plos One conseguiu fazer com que um homem, usando um dispositivo de realidade virtual, conseguisse ver e ouvir o mundo como se fosse uma pessoa do sexo feminino, incluindo suas roupas.

Ao olhar para baixo, o homem com o dispositivo "vê" seu corpo feminino
Ao olhar para baixo, o homem com o dispositivo "vê" seu corpo feminino
Foto: PlosOne.org / Reprodução

O mundo criado no capacete de realidade virtual foi tão intenso que chegou a convencer a mente do homem que era realmente uma mulher, com sensações físicas (como tapas e beliscões) vindos do lado virtual.

"Os resultados comprovam a noção de que mecanismos perceptuais podem se sobrepor ao conhecimento, resultando em uma ilusão radical de transferência de corpo. A pesquisa mostra ainda que a realidade virtual imersiva pode ser uma ferramenta poderosa no estudo da representação do corpo e da sua experiência, já que comporta manipulações experimentais que seriam, de qualquer outro modo, impraticáveis, com a tecnologia madura o suficiente para representar o corpo humano e seu movimento", escreveram os autores Mel Slater, Bernhard Spanlang, Maria V. Sanchez-Vives e Olaf Blanke no artigo do Plos One.

O estudo foi feito com 24 homens inseridos em um ambiente virtual. Segundo o jornal inglês The Guardian , parte deles via o mundo com os olhos de um personagem feminino, enquanto outros estavam ao lado de uma mulher virtual, e os batimentos cardíacos das "cobaias" mostravam sinais de reação. Diz o The Guardian que essa tecnologia pode ser usada na reabilitação de pessoas que tiveram derrames ou outros problemas médicos, já que desse modo elas "entrar" em um mundo que os permitirá usar seus corpos de maneira completa.

Fonte: Zumo Notícias

compartilhe

publicidade