PUBLICIDADE

Samsung Galaxy deve ter venda proibida apenas na Alemanha

26 ago 2011 - 09h04
(atualizado em 29/8/2011 às 11h09)
Compartilhar

Uma juíza da cidade de Düsseldorf, na Alemanha, afirmou na quinta-feira que os direitos de propriedade intelectual da Apple são provavelmente fortes o bastante para impedir a venda do tablet Galaxy 10.1, da Samsung, de acordo com o New York Times. A posição ainda é preliminar, e a decisão final será apresentada em 9 de setembro.

apple, samsung, ipad, galaxay tab, ue, rts, todos
apple, samsung, ipad, galaxay tab, ue, rts, todos
Foto: Reuters

Apesar de a corte alemã ter se manifestado a favor da Apple, é improvável que a decisão impeça as vendas do tablet da Samsung em toda a Europa, como a empresa fundada por Steve Jobs pedia - e como a justiça da Alemanha determinou, preliminarmente, em 9 de agosto. A Apple e a Samsung brigam por patentes na justiça desde abril. A fabricante do iPad acusa a concorrente de copiar o dispositivo móvel.

"Existem muitas maneiras diferentes de criar um tablet, como as várias opções do mercado mostram", afirmou a juíza Johanna Brückner-Hofmann em comunicado preliminar. "Acreditamos que os direitos da Apple sobre o design do iPad garante à empresa um nível de proteção intermediário, se não um amplo direito".

A corte holandesa não parece ter a mesma posição que a alemã. Na quarta-feira, a Samsung perdeu um caso diferente no país nórdico, também contra a Apple, e teve a venda de alguns smartphones proibida. Mas, no que diz respeito aos tablets, a coreana não desrespeitou direitos de ninguém, para os magistrados da Holanda, de acordo com o NYT.

"Como o juiz holandês pontuou, os direitos de propriedade de design da Apple não podem obrigar outras fabricantes a fazer dispositivos tecnicamente pobres", afirmou o advogado da Samsung, Henrik Timmann. "A tela precisa ser lisa para evitar obstáculos que dificultem o uso, e os cantos precisam ser arredondados para que a tela não se quebre caso o aparelho bata em algum lugar", listou, acrescentando que a parte traseira do Galaxy 10.1 é diferente o bastante do iPad para distinguir os dois equipamentos.

O advogado da Apple, Matthias Koch, contra-argumenta: "não queremos proibir todos os tipos de tablet, estamos aqui porque o Samsung Galaxy é a cópia mais parecida com o iPad, há nenhum outro dispositivo tão igual".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade