0

Sistema brasileiro controla eletrônicos com a mente

4 jun 2011
10h06
Paulo Guilherme

Criado por Paulo Victor de Oliveira Miguel, o sistema de comunicação chamado de Ecolig traz uma evolução muito esperada: o fim do mouse e do teclado. Tudo o que você precisará usar será uma tiara, como a que você vê logo abaixo, para conseguir controlar todo o tipo de dispositivo eletroeletrônico.

Desenvolvido com o intuito principal de melhorar a interação dos deficientes físicos, o sistema precisa apenas de impulsos elétricos do cérebro
Desenvolvido com o intuito principal de melhorar a interação dos deficientes físicos, o sistema precisa apenas de impulsos elétricos do cérebro
Foto: Unicamp / Reprodução

Desenvolvido com o intuito principal de melhorar a interação dos deficientes físicos que não têm condições de utilizar interfaces comuns, o sistema precisa apenas de impulsos elétricos do cérebro. Esses são captados pela tiara que, então, traduz todos os seus pensamentos em ações, através da linguagem criada por Miguel.

Usando princípios que misturam biologia e semiótica - área da ciência que estuda a relação entre um objeto e seu significado -, Paulo acredita que seu sistema poderá ser utilizado de forma universal para quase todas as interações eletrônicas, com ainda mais qualidade que atualmente. Num exemplo usado por ele, apenas desejar ligar para seu pai ou sua mãe já realizará a ligação, sem a necessidade de adicionar um número de telefone.

O desenvolvedor do projeto também acredita que o desenvolvimento dessa tecnologia irá mudar o conceito da relação homem-máquina e que, embora ainda esteja longe da perfeição, logo atingirá níveis muito melhores, graças aos vários outros projetos semelhantes em desenvolvimento ao redor do mundo.

Fonte: TecMundo

compartilhe

publicidade