3 eventos ao vivo

Sony lança tela flexível OLED mais fina que fio de cabelo

26 mai 2010
14h04
atualizado às 17h44

A Sony acaba de lançar uma tela desenvolvida com a tecnologia OLED que promete revolucionar o mercado. Ela tem apenas 80 micrômetros de espessura e é mais fina que um fio de cabelo. Com isso, a tela pode ser enrolada ao redor de objetos cilíndricos com raio de 4mm, como rolos e até canetas.

Tela pode ser enrolada e mostra vídeos mesmo sem estar esticada
Tela pode ser enrolada e mostra vídeos mesmo sem estar esticada
Foto: Divulgação

O display foi apresentado durante o simpósio internacional da Society for Information Display (SID) em Seattle, nos EUA, e pode reproduzir vídeos sem dificuldades mesmo sem estar esticado.

A tela mede 4.1 polegadas, tem 432x240 pixels de resolução e taxa de contraste de 1000:1. Essa versão é uma melhoria da tela lançada pela empresa em 2007. Na época, o produto tinha 3mm de espessura.

Tecnologia OLED
Para muitos especialistas, as telas de OLED serão as sucessoras das atuais telas de LCD e plasma. Mais finos, leves e duráveis, esses displays poderão ser utilizados em dispositivos moveis, como notebooks, netbooks e computadores de mão, bem como televisores e outros aparelhos eletrônicos.

A grande vantagem do ponto de vista da sustentabilidade porém, é a economia de energia. Uma tela OLED funciona com até 40% menos energia do que um LCD do mesmo tamanho. Além disso, essa tecnologia utiliza menos matéria-prima e é mais resistente.

Fonte: EcoDesenvolvimento

compartilhe

publicidade