Tablet da Microsoft para empresas, Surface Pro, custará US$899
29 nov2012 - 17h57
(atualizado às 18h59)
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A Microsoft anunciou nesta quinta-feira que seu tablet destinado especialmente a usuários corporativos, o Surface Pro, estará disponível no mercado em janeiro a um preço inicial de US$ 899 para os clientes norte-americanos.
O Surface Pro contará com um processador Intel e uma nova versão do sistema operacional Windows 8, que é projetado para funcionar tanto em computadores pessoais (PC) como em tablets.
"É um PC completo e um tablet", afirmou em um blog, Panos Panay, da Microsoft. "Tudo isso em um PC que pesará menos de um quilo e terá 14 milímetros de espessura. Estamos entusiasmados" com todos os nossos produtos, afirmou.
A Microsoft começou a vender o Surface no mês passado, com uma versão pensada para usuários com processadores móveis e uma versão adaptada de seu novo sistema operacional, o Windows RT. Seu preço está alinhado com o iPad de Apple, o tablet mais vendido.
O Surface Pro será mais caro, e está aparentemente dirigido a usuários corporativos e àqueles que buscam um substituto do portátil. A versão mais barata com 64 gigabytes (GB) de memória será vendido por US$ 899, que não inclui a capa com o teclado. A versão de 128 GB custará US$ 999.
Em segundo lugar, vem o aproveitamento da tela: há mais campo visível ao usuário no Surface do que no iPad - quase uma polegada a mais, no total -, o que contribui para uma melhor experiência de navegação na inovadora interface Metro do Windows 8
Foto: Getty Images
Também nos aspectos técnicos o Surface é melhor que o iPad, segundo o Business Insider. Ambos têm capacidade máxima de 64 GB, porém o tablet da Microsoft pode ter sua capacidade expandida com um cartão SD. O processador do Surface também seria melhor, com seu chip Nvidia Tegra, do que o processador de 1.4 GHz A6X da Apple em seu mais recente iPad
Foto: iFixit / Divulgação
A entrada USB é um grande diferencial do Surface frente a seus concorrentes. Com a Apple, o usuário é obrigado a utilizar o conector dock exclusivo, enquanto a Microsoft permite o uso de uma grande variedade de produtos com cabos USB
Foto: Getty Images
O tablet da Microsoft, lançado em outubro, teve vendas modestas até agora, mas recebeu críticas positivas da imprensa especializada. Confiante no sucesso do Surface, o site Business Insider listou oito motivos que tornariam o produto melhor que o iPad, da Apple. A primeira das razões está na ponta dos dedos: é a facilidade de digitação, possibilitada pela criação das touch covers - capa que também funciona como teclado - e o lançamento de teclados táteis compatíveis
Foto: Getty Images
Outra vantagem do tablet da Microsoft é a capacidade de ler sites que utilizam a tecnologia Flash, negligenciada pela Apple em seus produtos
Foto: Reprodução
Alguns aplicativos para iOS são capazes de ler documentos de Office, mas apenas o tablet da Microsoft vem com o pacote pré-instalado. Além do mais, o Microsoft Office é gratuito nos tablets Surface com Windows RT
Foto: Getty Images
O kickstand, suporte integrado que apoia a parte traseira do aparelho e mantém o Surface inclinado, é outra das vantagens
Foto: Getty Images
O iPad roda o sistema operacional móvel iOS, o mesmo que está no iPhone. Já o Surface roda Windows RT, sistema operacional mais próximo dos laptops do que dos smartphones - o que o tornaria um melhor substituto aos notebooks do que o concorrente da Apple