PUBLICIDADE

Tablets Android ultrapassam iPad no 2° trimestre, diz estudo

30 jul 2013 - 11h33
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
iPad Mini chegaria à segunda versão em agosto, junto com o modelo tradicional, segundo rumores
iPad Mini chegaria à segunda versão em agosto, junto com o modelo tradicional, segundo rumores
Foto: Divulgação

Foi o iPad da Apple que inquestionavelmente estabeleceu a categoria dos tablets, e até pouco tempo atrás ele era o líder do mercado. Mas o sistema operacional Android mostra, em um levantamento da Strategy Analytics divulgado na segunda-feira, que ganhou força para superar o iOS de Cupertino. As informações são do Cnet.

Graças em especial a aparelhos como o Kindle Fire e o Google Nexus 7, no segundo trimestre do ano os aparelhos com Android somaram 67% das encomendas do período, enquanto o iOS perdeu 28% de mercado nos mesmos três meses - o Windows perdeu 4,5%. No total, foram enviados 51,7 milhões de tablets das fábricas às lojas, 36,1 milhões a mais do que no mesmo período de 2012.

Quadro comparativo de tablets por sistema operacional
  2° tri/2012 2° tri/2013

Total global de encomendas de tablets (em milhões de unidades)
Apple iOS 17 mi 14,6 mi
Google Android 18,5 mi 34,6 mi
Microsoft Windows 0,2 mi 2,3 mi
BlackBerry 0 mi 0,1 mi
Outros 0,3 mi 0 mi
Total 36,1 mi 51,7 mi

Total global de fatia de mercado de tablets (em %)
Apple iOS 47,2% 28,3%
Google Android 51,4% 67%
Microsoft Windows 0,5% 4,5%
BlackBerry 0,9% 0,2%
Outros 0% 0%
Total 100% 100%


Crescimento anual


116%


43%

Para o diretor de pesquisas de tablets da Strategy Analytics, Peter King, o sucesso do Android se deve, em muito, aos fabricantes que se estabilizaram no uso do sistema operacional móvel do Google. Mas King também coloca a perda de mercado da Apple em perspectiva.

"As encomendas do iPads Apple com iOS foram de 14,6 milhões no segundo trimestre de 2013, o que representa 14% de declínio anual. No mesmo período, um ano atrás, os primeiros iPad com Retina Display foram lançados, o que poderia em parte explicar o declínio, uma vez que não há novos modelos neste trimestre. Por outro lado, para compensar isso, o iPad Mini - que não existia há um ano - agora está amplamente disponível, e era esperado que levasse essa cifra acima de 14,6 milhões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade