2 eventos ao vivo

Tablets de 7" não terão sucesso, disse Steve Jobs em 2010

22 out 2012
16h04
atualizado às 16h07

À véspera do evento que pode anunciar uma versão reduzida do iPad, o jornal britânico The Guardian divulgou trechos de declarações que Steve Jobs deu em 2010, na divulgação do balanço do 4º trimestre da empresa na época, a respeito de tablets de 7 polegadas. Na opinião do cofundador e então CEO da companhia, morto em 2011, dispositivos deste tamanho não teriam sucesso no mercado.

Cofundador da Apple acreditava que tablets de 7" eram grandes demais para concorrer com smartphones e pequenos demais para se comparar a um iPad
Cofundador da Apple acreditava que tablets de 7" eram grandes demais para concorrer com smartphones e pequenos demais para se comparar a um iPad
Foto: Getty Images

"Naturalmente se pensa que uma tela de 7 polegadas que oferecem 70% dos benefícios de uma tela de 10 polegadas. Infelizmente, isso está longe da verdade. Por ser uma medida diagonal, uma tela de sete polegadas é apenas 45% maior que a tela do iPad", comparou Jobs na ocasião, acrescentanto que as dimensões dos tablets menores não favoreciam a criação de aplicativos.

Jobs explicou que haviam limites de disposição de elementos em uma tela sensível ao toque e que esta era "uma das principais razões pelas quais achamos que o tamanho da tela de 10 polegadas é o tamanho mínimo necessário para criar aplicativos para tablets."

Ele ainda disse que os dispositivos de 7 polegadas cairiam no limbo, pois eram muito grandes para competir com smartphones e muito pequenos para concorrer com um iPad.

"A atual safra de tablets de 7 polegadas já estará morta na chegada", declarou jobs na época. "Seus fabricantes vão aprender a dolorosa lição de que estes são tablets muito pequenos e irão aumentar o tamanho do próximo ano, abandonando assim os clientes e desenvolvedores que embarcaram no vagão das 7 polegadas com um produto órfão", acrescentou.

Cerca de dois anos após o cofundador da Apple ter feito tais comentários, Amazon e Google estão provando que há um mercado para estes dispositivos menores, mesmo que não seja um mercado gigante: em 2011 a Amazon vendeu 5 milhões de tablets de 7 polegadas, e o Google vendeu cerca de 1 milhão somente no trimestre passado.

Na terça-feira, a Apple promove evento no California Theatre, em San Jose, Estados Unidos, no qual se espera que a empresa vá anunciar o iPad Mini, com tamanho em torno de 7 polegadas, e também um novo MacBook Pro, com tela Retina de 15 polegadas.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade