PUBLICIDADE

Tablets são destaques da Computex 2010

5 jun 2010 - 13h00
(atualizado às 15h14)
Compartilhar

A Computex Taipei, uma das maiores feiras de eletrônicos e tecnologia do mundo, ocorreu esta semana em Taiwan e trouxe, além de inúmeros lançamentos de componentes e peças para computadores, novos tablets de fabricantes que querem aproveitar o sucesso do iPad, da Apple. Entre os principais destaques está um smartphone que roubou a cena durante o evento, que acabou neste sábado.

O modelo da fabricante Quanta, chamado Redvale, usa um processador Atom, da Intel
O modelo da fabricante Quanta, chamado Redvale, usa um processador Atom, da Intel
Foto: Zumo Notícias

Asus Eee Pad EP121: Segundo a fabricante, o Eee Pad EP121 se encaixa na categoria dos computadores compactos voltados a multimídia e leitura de livros. O modelo usa um processador de baixo consumo de energia Intel Core 2 Duo, tem uma tela de 12 polegadas e vem com Windows 7 Home Premium instalado - permitindo, assim, o uso de programas compatíveis com o sistema da Microsoft.

O aparelho tem um teclado virtual na tela, mas uma base opcional vem com um teclado padrão. A bateria do Eee Pad EP121 dura até dez horas, de acordo com a Asus. Uma versão mais básica do modelo, o Eee Pad EP101TC, vem com tela de 10 polegadas e roda uma versão simplificada do Windows 7, basicamente para uso online.

Asus Eee Tablet: é o "bloco de notas digital" da Asus, já que combina um e-reader com uma tela sensível ao toque capaz aceitar anotações por meio de uma caneta stylus. A tela tem resolução de 2.450 dpi, o que, diz a Asus, "o torna um dos dispositivos mais precisos e sensíveis, além de dar a sensação de escrever no papel".

Além disso, o Eee Tablet vem com uma câmera de 2 megapixels integrada, tem portas USB e microSD para conexão com outros dispositivos e sua bateria também dura dez horas. O preço dos produtos não foi divulgado, nem sua data de lançamento.

Quanta Redvale: A Intel demonstrou diversos protótipos de tablet estilo iPad usando sua nova família de processadores Atom e com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Nokia. Um dos modelos é o Redvale, da fabricante Quanta, mas diversos fabricantes e operadoras de telecomunicações anunciaram seu apoio à nova plataforma durante a Computex.

O Redvale usa um processador Atom, da Intel, codinome "Moorestown", que pode ser usado em smartphones, handhelds e tablets em conjunto com outros componentes, formando uma nova plataforma móvel. Segundo a Intel, essa plataforma, que inclui o chip Atom da série Z6 e um controlador de sinal sem fios, permite maior duração da bateria, realiza tarefas simultâneas e exibe vídeos em alta definição.

Acer: Além da Quanta, a Acer mostrou interesse no MeeGo: o presidente da empresa, Gianfranco Lanci, comentou que "a plataforma aberta de software do MeeGo vai oferecer aos consumidores mais uma opção de sistema operacional amigável e fácil de usar". Além da Acer, as operadoras Orange, Telecom Italia e Telefonica disseram que vão apoiar produtos com MeeGo em suas redes.

Acer Liquid E Ferrari Special Edition: em um evento cheio de componentes, como USB 3.0, o smartphone da Acer roubou a cena. O aparelho é uma versão especial do telefone anunciado em fevereiro pela fabricante. Com o corpo produzido em fibra de carbono e acabamento em vermelho-Ferrari, o aparelho tem uma tela de 3,5 polegadas de alta resolução e roda o sistema operacional Android, do Google.

Fonte: Zumo Notícias
Compartilhar
Publicidade