PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

TEDxLaçador reúne ideias desde inclusão digital à gastronomia

9 abr 2011 - 07h47
(atualizado em 10/4/2011 às 14h19)
Compartilhar
Juliana Lisboa

Telefones celulares e computadores são aparelhos que já estão incorporados ao cotidiano de muitas pessoas, mas, certamente, não de todas. O uso de equipamentos eletrônicos pode ajudar em processos educativos, de inclusão social, tecnológico e profissional, mas a grande diferença acontece quando pessoas usam essas plataformas tecnológicas para criar novas alternativas e possibilidades. Melhor ainda é quando essas ideias podem ser difundidas em encontros como o TEDxLaçador, que acontece neste sábado em Porto Alegre.

Evento acontece neste sábado na ESPM em Porto Alegre
Evento acontece neste sábado na ESPM em Porto Alegre
Foto: Reprodução

Com o espírito de "espalhar boas ideias" o TEDxLaçador - Preparando as cidades para o futuro é mais um dos eventos independentes que acontecem em todo o mundo sob a licença do TED (Technology, Entertainment, Design), conferência que surgiu em 1984 na Califórnia, nos Estados Unidos, e reuniu grandes pensadores para palestras de até 18 minutos. Entre os convidados desta edição, pelo menos três deles trazem suas experiências relacionadas ao uso da tecnologia: Marta Voelcker, que coordena projetos para promover o acesso ao uso de computadores em escolas; Diogo Carvalho, diretor do Destemperados, uma multiplataforma de experiências gastronômicas que conta com blog, site, aplicativo para iPhone, entre outros formatos; e Andreas Blazoudakis, especialista em tecnologia da informação que iniciou o movimento Let'sFree, que luta pela democratização do conteúdo da internet nos celulares.

"O tema principal da palestra será a abordagem de como conectar os desconectados", antecipou Blazoudakis ao Terra. Segundo ele, hoje há uma sensação de que todos estão "online", algo que na prática não procede. "Hoje é muito mais evidente a exclusão digital do que a inclusão", afirma. A proposta de Blazoudakis no TEDxLaçador é convidar as pessoas a verem o celular como um grande aliado no combate à exclusão digital, considerando o fato de que o número de telefones móveis é maior do que o de pessoas com acesso à internet no mundo. "Na minha visão, isso é uma iniciativa de cidade inteligente (smart cities), os conectados ajudando e compartilhando recursos com os desconetados."

Ao encontro desse pensamento, a pesquisadora Marta Voelcker subirá ao palco do Auditório Humberto Campos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para falar sobre o uso da tecnologia na educação. "Imaginar uma cidade onde cada criança tenha um computador" é a proposta de Marta, que é Superintendente Executiva da Fundação Pensamento Digital e coordena projetos para promover o acesso à tecnologia da informação. Marta fala de novas demandas da sociedade em que a tecnologia exerce um papel importante como apoio para o desenvolvimento de habilidades cobradas hoje: colaboração, comunicação e criatividade. "Mais do que saber tecnologia, é preciso saber trabalhar nesse ambiente tecnológico que exige um profissional autônomo e colaborativo", explica a pesquisadora.

Talvez um pouco mais distante deste viés social, mas também utilizador de plataformas tecnológicas em novas experiências, Diogo Carvalho falará sobre Gastronomia das Cidades. Ele é diretor de uma multiplataforma chamada Destemperados, que apresenta experiências gastronômicas em vários formatos e produtos. Diogo contou ao Terra que tudo começou com um blog, ferramenta de baixo custo e fácil acesso. O projeto cresceu e evoluiu para um site, guias de restaurantes, programa de rádio, aplicativo para iPhone e iPod, uma plataforma de compra exclusiva, o Food Experiences, e um curso de "gastronomia que não ensina a cozinhar".

Cada um a sua maneira, os três convidados trazem boas ideias para a construção de cidades - e sociedades - melhores, tema central do TEDxLaçador. "Restaurantes são fragmentos da cidade", afirma Carvalho, que utiliza uma multiplataforma para difundir conteúdos sobre os lugares por onde passa. "Cada restaurante expõe um pouco do que é a cidade, através do serviço, do atendimento", afirma o diretor, para quem experiências regionais ajudam a criar uma identidade local relevante. No mesmo sentido, Blazoudakis acredita que com a soma de "conteúdo internet" com "celular" haverá condições de se criar serviços geolocalizados, "fazendo o cidadão ter acesso à serviços mais inteligentes e de maior relevância naquele local".

Quem quiser acompanhar o evento mas não conseguiu se inscrever, o TEDxLaçador terá transmissão ao vivo pelo site www.tedxlacador.com a partir das 9h. Os vídeos das palestras - ou TEDTalks - também serão disponibilizados no site.

TED e TEDx
A conferência anual do TED acontece em Long Beach na Califórnia, com transmissão simultânea em Palm Springs, sempre com a presença de ativistas, artistas e realizadores que são destaque em todo o mundo. O TEDx segue o mesmo formato do evento original e oferece a pessoas ou grupos a possibilidade de realizarem eventos locais de maneira independente ao redor do mundo. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e a Amazônia já sediaram o encontro, mas outros tantos estão sendo organizados e devem acontecer ainda este ano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade