PUBLICIDADE

Tinta que conduz energia substitui circuito de fio elétrico

24 mai 2013 19h58
| atualizado às 20h00
ver comentários
Publicidade

Um grupo de estudantes criou uma tinta condutora de energia elétrica para um projeto de artes que se baseava em pesquisas na Wikipédia. Isso foi há quatro anos, quando eles ainda estavam na Royal College of Arts, do Reino Unido. Mas agora a invenção, batizada bare Paint, está fazendo um sucesso que os inventores não esperavam, segundo o Daily Mail.

A criação permite que o usuário desenhe na parede uma espécie de "fiação elétrica" para a lâmpada sem necessidade de interruptor ou fios de verdade. A tinta funciona como uma espécie de fiação líquida, e pode ser aplicada em qualquer superfície, incluindo papel, plástico, metal ou tecido. A consistência da tinta parece a do mel, mas seca rapidamente quando exposta à temperatura ambiente.

Isabel Lizardi, Matt Johnson, Bibi Nelson e Becky Pilditch tiveram essa ideia buscando uma forma de "aplicar eletrônicos à pele", afirma Johnson ao jornal britânico. "Então pensamos em aplicar a tecidos e eventualmente chegamos à ideia de tinta condutiva. Em 2008 - e provavelmente ainda hoje - havia muitos trabalhos sobre tecidos eletrônicos. E apesar de gostarmos da ideia de ter um casaco com alguma inteligência embutida, não gostávamos que fosse tão pesado e nem que, uma vez fora do corpo, ele perdia a funcionalidade", descreve.

No site da Bare Conductive, usuários postam passo a passo de como criar artigos com a tinta condutora. Empresa também disponibiliza tutoriais de como montar seus kits
No site da Bare Conductive, usuários postam passo a passo de como criar artigos com a tinta condutora. Empresa também disponibiliza tutoriais de como montar seus kits
Foto: Divulgação

Hoje, o material vendido pela empresa dos ex-estudantes de arte - a Bare Conductive - não tem a intenção de ser usado especificamente no corpo, mas é "bastante seguro", segundo Johnson. No corpo, a tinta foi usada no espetáculo Humanthesizer, do DJ e produtor Calvin Harris, em que o movimento de dançarinas pintadas com a Bare Paint alterava a música "Ready for the Weekend", do criador da performance.

No site da startup é possível comprar a tinta e alguns acessórios, como canetas, kits escolares, lanternas de montar e baterias. Há revendedores nos Estados Unidos e na Europa, e pela internet há entrega gratuita para qualquer lugar do mundo. No site da companhia há uma seção que mostra projetos realizados com a tinta condutora, bem como tutoriais para começar a usar a Bare Paint.

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade