Eletrônicos

publicidade
02 de setembro de 2011 • 11h36 • atualizado às 11h51

TV 3D que não precisa de óculos chega ao mercado em 2011

TV 3D que dispensa óculos usa tecnologia que reflete imagens diferentes para cada olho do usuário
Foto: Tecmundo / Reprodução
 
Renan Hamann

O rol das TVs com capacidade de reproduzir conteúdo em três dimensões acaba de receber um concorrente de peso. A Toshiba 55ZL2G saiu na frente da concorrência no processo de abandono dos incômodos óculos de visualização 3D, dando aos espectadores a possibilidade de aproveitar o conteúdo tridimensional livres do aparato.

A tecnologia é possível graças a um filme colocado sobre a tela, que redireciona uma imagem para cada olho. Como o redirecionamento depende da posição do usuário, a Toshiba colocou uma câmera por trás da tela que captura a localização do espectador e ajusta a reprodução de acordo com ela.

De acordo com press release (em alemão) da empresa, o novo modelo custa 7.999 euros e tem resolução Quad Full HD (3.840 x 2.160 pixels). Há também um adaptador wireless integrado, compatibilidade com o Windows 7, perfis personalizados para até quatro usuários e capacidade de gravar conteúdo em um drive USB externo.

Apesar do grande salto na tecnologia de visualização de conteúdo em 3D, a solução ainda não é perfeita. A movimentação da cabeça do espectador em alguns centímetros pode embaralhar a imagem até que o sistema faça a recalibração do filtro, e a sensação de profundidade ainda não é tão boa quanto a dos modelos que utilizam óculos.

Vale lembrar, no entanto, que esse é um lançamento pioneiro, e a tecnologia deve evoluir muito ainda com o aperfeiçoamento dos dispositivos.

TecMundo