PUBLICIDADE

Empresa japonesa apresenta luva inteligente

Com tecnologia de comunicação próxima, luva seria útil para funcionários controlarem equipamentos apenas por gestos

24 fev 2014 - 17h56
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Luva inteligente pode controlar outros dispositivos apenas com gestos do usuário.
Luva inteligente pode controlar outros dispositivos apenas com gestos do usuário.
Foto: Divulgação

A empresa japonesa Fujitsu apresentou uma luva equipada com tecnologia de comunicação próxima (NFC, na sigla em inglês) para manipular outros aparelhos. A ideia é que trabalhadores que usam luvas de proteção possam realizar operações de outros equipamentos apenas baseados em gestos.

A luva inteligente também poderia ser usada para que a pessoa receba e controle informações. Por exemplo, um funcionário usando um óculos inteligente, como o Google Glass, poderia fazer o gesto de virar uma página, e realmente virar a página de um manual virtual, visto com os óculos.

A tecnologia NFC permite a comunicação sem fio entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Segundo a empresa, em alguns locais de trabalho a luva desenvolvida seria ideal, pois os funcionários não conseguem utilizar smartphones ou tablets por trabalharem com luvas de proteção, o que dificulta a manipulação desses gadgets.

Tecnologia tátil

A Fujitsu também mostrou um tablet com tecnologia tátil no Mobile World Congress, em Barcelona. Ao tocar no dispositivo, a pessoa pode sentir a superfície macia ou áspera, dependendo da foto mostrada.

A tecnologia desenvolvida usa vibrações ultrassônicas que transmitem as sensações táteis variando a fricção entre a tela e o dedo da pessoa. Durante a demonstração do protótipo na feira de tecnologia, os usuários podiam sentir, pelo tablet, as cordas de uma harpa, a pele de um jacaré, entre outras sensações.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade