PUBLICIDADE

EUA entra na lista ‘Inimigos da Internet’ pela primeira vez

Para a ONG, ações de vigilância em massa dos EUA ajudam países autoritários a manterem constante quebra da liberdade de imprensa de seus cidadãos

16 mar 2014 - 12h19
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo a ONG, agências de inteligência como a NSA podem ser o inimigo em questão,
Segundo a ONG, agências de inteligência como a NSA podem ser o inimigo em questão,
Foto: Divulgação

A ONG Repórteres Sem Fronteiras lançou a edição 2014 do documento Inimigos da Internet, pela primeira vez os Estados Unidos entraram na lista sob as alegações que o país promoveu quebras na liberdade de informação durante o ano de 2013. Além dos EUA, o Reino Unido e Índia também estão na lista; os dois países são acusados pela instituição por manter a vigilância em massa de milhões de pessoas.

Segundo a ONG, agências de inteligência como a NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) podem ser o “inimigo em questão”, mais do que os próprios governos. Contudo, a Repórteres Sem Fronteiras ainda reitera que os governos estão dando um mau exemplo ao aceitar este tipo de comportamento.

“Os métodos de vigilância em massa, empregados por esses três países (EUA, Reino Unido e Índia) muitos deles expostos por Edward Snowden, são todos mais intoleráveis, pois eles serão usados e continuarão sendo usado por países autoritários como Irã, China, Turcomenistão, Arábia Saudita e Bahrain, para justificar suas próprias violações da liberdade de informação.

Outros conhecidos da lista ainda mantêm se nela, como Cuba, Irã, North Korea e China, segundo a organização, o governo chinês é responsável por um “grande firewall eletrônico” que bloqueia os acessos dos chineses à rede mundial de computadores.

A ONG ainda afirma que as agências de inteligência da Rússia e Sudão foram as únicas do mundo a agirem além do escopo de seu serviço, realizando “censura e espionagem” em jornalistas e outros divulgadores de informações.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade