Cervejaria Newcastle desafia TV com propaganda no Facebook
Sem os milhões de dólares necessários para pagar por um caro anúncio de TV do Super Bowl - jogo final da liga de futebol americano - a cervejaria britânica Newcastle Brown Ale disparou uma enorme e diferente campanha nos Estados Unidos que, segundo ela, jamais faria por meio da televisão.
Controlada pela Heineken, a empresa britânica zombou das táticas de publicidade rivais no jogo do campeonato de futebol americano, recorreu ao Facebook e ao YouTube para falar com seu público. A iniciativa foi um sucesso, gerando nível de resposta online semelhante à de algumas marcas que compraram tempo de TV do Super Bowl.
O diretor de marca Quinn Kilbury disse que os consumidores estavam cansados de clichês de publicidade caros, com narrações dramáticas. "Eles adoram o fato de Newcastle mostrar como as coisas são", disse.
O custo médio de um anúncio de 30 segundos no Super Bowl - o deste ano, o programa de TV mais assistido nos Estados Unidos na história, com mais de 111 milhões de espectadores - foi de US$ 4 milhões (R$ 9 milhões). A Newcastle disse que sua campanha custou "uma fração" do anúncio do Super Bowl, sem informar o valor pago.
O Facebook busca ganhos com publicidade para elevar suas vendas, disse o analista da eMarketer Debra Aho Williamson. O grupo de análise de mídia prevê que a receita de publicidade do Facebook vai subir de US$ 6,99 bilhões em 2013 para US$ 10,75 neste ano, e chegar a US$ 16,96 bilhões em 2016.