PUBLICIDADE

Ônibus Hacker promove oficinas gratuitas durante o fisl13

27 jul 2012 - 07h52
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Isadora Lescano
Direto de Porto Alegre

O Ônibus Hacker marca presença no 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), com uma série de oficinas gratuitas e abertas ao público. O projeto, que vem sendo desenvolvido há pouco mais de um ano, foi inicialmente viabilizado por uma campanha de crowdfunding, que financiou a compra do veículo - hoje já em sua 13ª viagem pelo Brasil.

As atividades do projeto são abertas ao público em geral
As atividades do projeto são abertas ao público em geral
Foto: Isadora Lescano / Terra

"É como se fosse uma caixa de ferramentas por meio da qual as pessoas desenvolvem atividades que tenham relação com cultura livre, tecnologia livre e disseminação de conhecimento livre", explica o co-fundador do projeto, Pedro Belasco. Ele diz que o objetivo do Ônibus Hacker é servir à comunidade, deslocando-se e conectando pessoas com ideias que surgem da intersecção entre as áreas de política e tecnologia.

Para o evento, Belasco trouxe uma oficina de engenharia reversa que consiste em usar um programador livre para manipular um painel de LED - um produto privado e de conceito fechado - subvertendo as formas estabelecidas de uso da plataforma para criar novos jeitos de aproveitá-la.

Segundo Belasco, o projeto se mantém de forma independente e colaborativa - a participação no fisl13 é fruto de um acordo com o evento, que possibilitou a viagem. Rádio livre, TV livre, aplicativos multimídia, montagem de impressora 3D e aplicativos multimídia também estão entre as opções oficinas que o Ônibus Hacker promove durante o fórum.

O projeto já havia passado em Porto Alegre durante o Fórum Social Temático, no início deste ano. A convite da Secretaria de Segurança Pública da capital gaúcha, ainda realizou uma ação com a comunidade do bairro Restinga.

Entre as viagens pelo Brasil, constam no histórico passagens pelo Rio de Janeiro, no festival CulturaDigital.BR e Brasília, onde esteve presente no Open Government Partnership, encontro internacional sobre medidas de transparência e abertura de dados. O Ônibus Hacker também já levou iniciativas para São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade