PUBLICIDADE

Firefox OS: Mozilla quer levar a web para celulares comuns

26 jul 2012 - 15h02
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Ismael Cardoso
Direto de Porto Alegre

O Brasil será o primeiro mercado mundial a receber, a partir do ano que vem, a plataforma móvel open source da Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox. Segundo o evangelista principal da fundação, Christian Heilmann, o Brasil foi escolhido porque existe aqui um mercado atrativo para celulares mais baratos com acesso à internet. "O que nós queremos é trazer a web para celulares comuns", afirmou.

Sistema operacional móvel da Mozilla e protótipo de celular foram apresentados no fisl13
Sistema operacional móvel da Mozilla e protótipo de celular foram apresentados no fisl13
Foto: Ismael Cardoso / Terra

O evangelista demonstrou nesta quinta-feira, no 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), em Porto Alegre, novidades da plataforma para os desenvolvedores que quiserem desenvolver aplicativos para a plataforma da Mozilla, que tem o codinome Boot to Gecko e foi recentemente rebatizada para Firefox OS.

Para o evangelista, o trabalho da Mozilla não é vender telefones nem derrotar Android e iPhone. Ele afirma que algumas fabricantes já mostraram interesse na plataforma - mas não disse quais. "Queremos usar o Boot to Gecko para trazer interação. Na África, eles fazem tudo por telefone, eles só querem conectividade. Se você vê a quantidade de pessoas que depende da internet para aprender coisas novas, não acho justo que as pessoas precisem ser ricas para ter um telefone com conexão à internet", disse.

A ideia da plataforma é toda baseada em HTML 5. Basicamente, ao usar a plataforma da web como sistema operacional, o sistema transformará os chamados "feature phones", os telefones mais básicos, em smartphones. Além disso, em vez de rodar aplicativos fechados como acontece com Android e iPhone, os aparelhos com Firefox OS rodarão aplicativos da própria web. "Parece um aplicativo verdadeiro, mas roda dentro do navegador e o usuário nem se dá conta disso", afirmou Heilmann. "Todos que podem desenvolver conteúdo para web pode desenvolver para o Boot to Gecko", disse.

"Se você pensar na interface escrita em HTML 5, ainda pode fazer muito mais coisas que não dá pra fazer em outros lugares. Usando o Firefox OS, os fabricantes podem criar, por exemplo, um telefone com apenas três botões: um para ligar para a mãe, outro para a escola e uma outra opção", disse. Além disso, a plataforma é tão flexível que, segundo ele, pode rodar em outros dispositivos no futuro, como set top boxes e consoles de videogames. "Mas agora nós estamos mais interessados em garantir a conectividade no celular", afirmou.

A plataforma tem uma interface bastante intuitiva e parecida com a dos smartphones atuais. O Firefox OS tem suporte a recursos como multitoque, tela cheia e orientação de tela. Além disso, a plataforma foi construída para dar suporte à tecnologia NFC (Near Field Communication), de conectividade por contato, que permite, por exemplo, o pagamento pelo celular.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade