PUBLICIDADE

"É possível lucrar com software livre", diz Jon Maddog no fisl13

27 jul 2012 - 19h52
Compartilhar
Guilherme Justino
Direto de Porto Alegre

O guru do software livre Jon "Maddog" Hall, diretor-executivo da Linux Internacional, afirmou em palestra na 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl) que é possível lucrar e aumentar o valor de produtos mesmo utilizando programas gratuitos de código aberto. Como?

Jon Maddog defende a possibilidade de programadores livres lucrarem com software aberto
Jon Maddog defende a possibilidade de programadores livres lucrarem com software aberto
Foto: Isadora Lescano / Terra

"O programador deve fazer tudo de maneira independente, instalando o software, modificando os códigos, personalizando - e pode cobrar por isso. Nos programas fechados, não estão disponíveis todas essas opções: você só tem acesso ao conteúdo completo", disse Maddog ao Terra depois de palestrar no fórum que se realiza em Porto Alegre até este sábado.

Conhecido defensor dos projetos livres, Maddog afirmou que programas criados com código aberto são tão bons quanto - ou até melhores que - aqueles com códigos fechados desenvolvidos por grandes empresas. Ele comparou um programador livre a um cantor autônomo, que aproveita o trabalho de outros músicos para inspirar e fazer o seu próprio - e ser pago para tanto.

Bem-humorado, com um chapéu em formato de pinguim sobre a cabeça lembrando o mascote do Linux, Maddog analisou a economia livre durante suas palestras, na quinta e na sexta-feira. "Antes, você criava um software para ir de encontro às necessidades dos clientes, e até hoje é daí que vem o dinheiro ganho com software livre. É preciso cobrar pelo tempo gasto instalando, montando, modificando os softwares livres."

"Depois de um tempo, as pessoas se acostumaram a comprar soluções fechadas. Só que hoje é possível escolher com mais facilidade entre uma opção fechada, que funciona de forma limitada, ou customizar uma ferramenta, para que ela funcione exatamente da forma que você quer", afirmou o diretor-executivo da Linux, concluindo que "o melhor tipo de negócio é aquele em que todos ganham, tanto o desenvolvedor quanto o usuário".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade