PUBLICIDADE

Macs e open source: programadores dizem que é uma boa união

28 jul 2012 - 10h05
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Isadora Lescano
Direto de Porto Alegre

Nesta edição do 13º Fórum internacional Software Livre (fisl13), foi possível observar alguns participantes utilizando computadores da Apple, cena não tão usual entre os defensores dos sistemas operacionais abertos Linux e Unix, já que os Macs, consideram, têm um sistema fechado. Mas Mac e open source, dizem programadores, pode ser uma boa união.

Usuários de Mac marca presença no fisl 13
Usuários de Mac marca presença no fisl 13
Foto: Isadora Lescano / Terra

"As primeiras versões do Mac foram baseadas em Linux e principalmente em Unix. Isso foi logo no início da empresa, quando a licença do Unix tinha um furo, que permitia que outras companhias a usassem. No caso da Apple, ela se apropriou do código e o fechou em um novo sistema. Então, em sua origem, o Mac foi open source", contou o programador Josermar Luedke, que usava um Macbook durante o fisl13.

O programador Rodrigo Nascimento, que também participou do evento com um computador Apple, diz que até hoje o sistema operacional continua baseado em Unix, e que por isso é possível usar as mesmas linhas de comando e praticamente todos os programas com os quais se trabalha no Linux.

"A Apple também tem seu lado entusiasta do open source, pois foi uma das principais empresas a incentivar o HTML 5, tirando o Flash do iPhone e do iPad. Também é uma empresa que apoia o Javascript, e o cerne do Safari, navegador da Apple, também é open source - como vários outros programas desenvolvidos pela empresa. Mas como todo bom negócio capitalista que tem que gerar lucro, sempre haverá coisas fechadas", descreve Nascimento.

Na opinião destes programadores, Macs são boas opções para quem trabalha com software livre pois reúnem uma interface amigável e um sistema operacional que permite o desenvolvimento em open source dentro de um hardware com excelente performance.

"Hoje, se eu tivesse que usar Linux ou Windows, ainda assim optaria pelo hardware da Apple. Essa é uma das vantagens da empresa ser fechada, pois desenvolve um código para meia dúzia de hardwares, mas que funciona muito bem nesses dispositivos. Ao contrário do Linux, que precisa ser compilado para qualquer hardware no qual se queira utilizar - então isso acaba afetando um pouco a performance. Por outro lado, o Windows é fechado, mas também tem que rodar em qualquer coisa, e aí fica em desvantagem", disse Nascimento.

"Algumas pessoas ainda têm preconceito. Conheci um cara que tinha essa ideia de que a Apple era muito fechada. Mas tem gente que também acha que open source não presta", relata Luedke. "Sempre tem alguém no extremo, que odeia Windows, que odeia Linux ou odeia Mac", completa Nascimento.

"Como ainda não temos um hardware totalmente livre, a vantagem do PC é que ele usa padrões abertos, qualquer fabricante pode produzir um PC, já a Apple é totalmente fechada neste sentido. Nunca usei Mac, mas acho que é uma questão de liberdade de escolha e vai de cada desenvolvedor", disse o consultor para sociedade da informação e ativista do software livre Marcelo Branco, que também já foi coordenador em edições anteriores do fisl.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade