Tecnologia

publicidade
22 de julho de 2010 • 18h19 • atualizado em 22 de Julho de 2010 às 22h41

fisl11: ferramenta permite criar rede social personalizada

Com o Noosfero, qualquer um pode criar seu próprio "Facebook"
Foto: Colivre / Reprodução
 
Rafael Maia
Direto de Porto Alegre

Orkut, Facebook, MySpace e tantas outras. Por que não criar a sua própria rede social personalizada? No fisl11, você pode se aventurar no mundo dos programadores mais famosos da internet.

A coperativa de tecnologias livres - Colivre -, um dos expositores no fisl11, veio de Salvador, na Bahia, para dizer que qualquer um pode ser dono do seu próprio espaço no mundo cibernético. A empresa disponibiliza, desde meados de 2008, o Noosfero.org, uma ferramenta por meio da qual cada um pode criar seu próprio "Facebook", com amigos, lista de eventos e comunidades.

Como exemplo, o site do fisl11, que é, na verdade, uma comunidade da rede social do Software Livre, criada com o Noosfero, que pode ser acessada pelo endereço Softwarelivre.org/fisl11. Em Softwarelivre.org, já existem mais de 8 mil usuários e, para fazer parte dele, é necessário se cadastrar e criar um login próprio.

Antonio Terceiro, da Colivre, destaca que o diferencial deste serviço é a real possibilidade do surgimento de uma rede social que seja tão famosa como o Orkut é no Brasil. Em uma universidade da Alemanha, por exemplo, um grupo de alunos criou sua própria rede social usando o Noosfero, em uma história parecida com a que deu origem ao fênomeno mundial Facebook.

"Todos os serviços das redes sociais existentes estão nas mãos de quem as criou. Com o Noosfero, o usuário pode criar sua própria experiência e ainda participar de forma ativa para a evolução da ferramenta", explicou.

O fisl11 se realiza em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUCRS, até este sábado. O Terra TV transmite as palestras ao vivo, diariamente, das 9h às 21h. Todos os vídeos sobre o fisl podem ser acessados clicando aqui.

Redação Terra