0

fisl11 reúne mais de 7,5 mil interessados em software livre

24 jul 2010
22h56
Rafael Maia
Direto de Porto Alegre

A 11º edição do Fórum internacional Software Livre terminou na noite deste sábado, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Durante quatro dias, o fisl discutiu a liberdade no mundo digital, o papel decisivo do usuário nesta nova configuração e as novidades para os apaixonados e curiosos pelo uso do código aberto, com mais de 7 mil participantes inscritos.

Evento reuniu mais de sete mil pessoas em quatro dias em Porto Alegre
Evento reuniu mais de sete mil pessoas em quatro dias em Porto Alegre
Foto: Terra

Em número mais detalhados, o eventou reuniu 7.511 inscritos, entre participantes, expositores e palestrantes, e 79 caravanas, entre elas uma de Boa Vista (Roraima), e duas do Uruguai e Argentina. Do total, 30% dos participantes eram estudantes e 70%, profissionais e empresários representando 16 países.

O endereço oficial do evento, Softwarelivre.org/fisl11, somou mais de dois milhões de pageviews até as 18h de hoje. Durante o fórum, houve a conexão de 3,8 mil hosts simultaneamente.

Segundo a desenvolvedora e palestrante Paloma Costa, ao longo dos anos de fisl, as necessidades mudaram e novas constantes entraram nesse jogo cibernético. Para ela, que participa da organização do fórum desde seu início, a atual edição chegou ao final com o sabor de dever cumprido e refletiu, em suas palestras e workshops, esta nova realidade.

O feedback internacional também foi posivito. O presidente do fsfe - Free Software Foundation Europe -, Karsten Gerloff, afirmou ter ficado emocionado com o vasto campo para o crescimento da filosofia do software livre no Brasil. Ele também disse estar contente pelo fato de as pessoas, no Brasil, levaram o assunto tão a sério.

As palestras, oficianas, workshops e paineis se encerraram. Mas a festa segue na capital, num pub e depois numa danceteria. E no ano que vem tem mais: até o fisl12.

Clique aqui e confira todos os vídeos do Terra TV .

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade