PUBLICIDADE

Foguete Soyuz decola da Guiana Francesa com dois novos satélites

27 mar 2015 - 20h15
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Um foguete Soyuz decolou nesta sexta-feira da Guiana Francesa levando a bordo dois satélites do sistema de navegação europeu Galileu, primeiro lançamento do programa após o fracasso em agosto passado - segundo uma transmissão ao vivo pela internet.

O sucesso da missão, que deve durar 3h47, só será conhecido dentro de muitas horas.

A decolagem do lançador russo Soyuz levando o sétimo (Sat-7) e oitavo (Sat-8) satélites da rede que planeja contar com 30, foi realizada às 18h46 (horário de Brasília), como era esperado.

Após a decolagem do Centro Espacial da Guiana (CSG), o voo dos três andares inferiores da Soyuz vai levar nove minutos. Em seguida, Fregat, o quarto andar, se separará do resto do foguete e ligará seu motor, levando consigo os dois satélites fabricados pela empresa alemã OHB.

Ele deve colocá-los em uma órbita circular a uma altitude de 23.522 km. Em seguida, Sat-7 e Sat-8 descerão um pouco para se posicionarem em órbita operacional a 23.222 km.

Planejada no início dos anos 2000, o Galileu visa tornar a Europa independente do GPS (Sistema de Posicionamento Global) norte-americano que presta várias serviços de estrada, marítimo, etc. Mas ao longo dos anos o programa tem acumulado atrasos por várias razões e os custos tornaram-se altos.

Em 22 de agosto, o sistema sofreu um grande revés quando o Fregat colocou numa órbita errada dois satélites, Sat-5 e Sat-6.

A razão do o problema foi identificada e ações corretivas foram feitas pela fabricante russa do Fregat.

"Este lançamento tem um tom diferente porque vem depois de uma falha. Mas além da emoção, espero que marque o início da fase de implantação completa do Galileu", afirmou Didier Faivre, diretor do programa Galileu na Agência Espacial Europeia (ESA), poucas horas antes do lançamento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade