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Google e Comissão Europeia chegam a acordo sobre antitruste

A empresa americana aceitou acordo que limita sua atuação nos mecanismos de busca

16 fev 2014 - 23h01
(atualizado em 17/2/2014 às 09h24)
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<p>O comissário de competição da UE, Joaquín Almunia, fala durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas</p>
O comissário de competição da UE, Joaquín Almunia, fala durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas
Foto: Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia e o Google selaram um acordo sobre o antitruste (direito da concorrêcia) em sites de busca na internet. Informações postadas no site da União Europeia apontam que o Google terá que aceitar que ao fazer qualquer promoção, seu próprio mecanismo de busca terá que indicar o serviço de outros três rivais, selecionados por métodos objetivos, com visão clara para o usuário e que dê possibilidade de comparação.     

Por meio do blog oficial do Google na Europa, o vice-presidente sênior e diretor jurídico do Google, Kent Walker, confirmou o acordo. “Nós estamos felizes em termos alcançado este acordo com a Comissão Europeia que cuida doas assuntos competitivos”, escreveu o executivo.

Joaquín Almunia, vice-presidente da comissão de políticas competitivas, afirma que a nova proposta entre a União Europeia e o Google dá aos usuários “chance real” entre serviços que competem entre si. “Desse modo, tanto o Google como seus rivais poderão e vão encorajar a inovação e melhora suas ofertas”, afirma Almunia.

Com a mudança, o Google passará a ser vistoriado por uma entidade de monitoramento de internet independente. As regras do acordo terão duração de cinco anos na área econômica da Europa.

Veja abaixo algumas das ações tomadas pelo Google:

 

Novas regras antitruste

Google vai dar provedores de conteúdo uma extensa opt-out (entrada automática em lista de marketing online) a partir do uso do seu conteúdo nos serviços de busca especializada do Google, se assim o desejar, sem ser penalizado pelo Google. 

Google irá remover requisitos de exclusividade nos seus acordos com as editoras para o fornecimento de anúncios de busca
Google irá remover restrições à capacidade para campanhas publicitárias de pesquisa a ser executado em plataformas concorrentes de busca de publicidade.
Fonte: Terra
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