PUBLICIDADE

Hackers podem espionar seu Samsung Galaxy, diz NowSecure

Relatório afirma que devido a uma falha no software do teclado Swift, mais de 600 milhões de usuários podem ter seus dados invadidos

17 jun 2015 - 10h19
(atualizado em 18/6/2015 às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Samsungs Galaxy S6 podem estar vulneráveis a invasões
Samsungs Galaxy S6 podem estar vulneráveis a invasões
Foto: Divulgação

Se você tem um Samsung Galaxy é bom tomar cuidado com o que você guarda no celular a partir de agora. A empresa de segurança NowSecure, sediada em Chicago, publicou um relatório afirmando que um bug no software do teclado Swift, instalado em mais de 600 milhões de celulares Samsung, pode permitir que hackers tenham acesso ao dispositivo móvel.

O teclado Swift é executado em uma área 'privilegiada' do celular, o que significa que ele tem acesso a maioria das funções. Em uma situação de vulnerabilidade do aparelho, um invasor pode instalar malwares invisíveis para o usuário, através de redes Wi-Fi, e controlar chamadas, GPS e até mesmo roubar fotos e mensagens de texto.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A lista de dispositivos potencialmente vulneráveis é assustadora e inclui Samsung Galaxy S6, S5, S4 e S4 mini, dentre outros.

O software Swift não pode ser desinstalado, por isso a medida de segurança mais recomendada para quem quer se proteger é evitar redes Wi-Fi não seguras. NowSecure também aponta que o SwiftKey, um aplicativo de teclado disponível no Google Play, não tem relação com o teclado já pré-instalado.

No relatório, a empresa de segurança afirma que notificou o incidente a Samsung em dezembro de 2014 e que o Google Android também está ciente. Como solução, a Samsung enviou um recurso de segurança para operadores de redes móveis no início de 2015, mas não se sabe quantos deles já foram realmente atualizados.

Procurada pelo portal Terra, a assessoria de imprensa da Samsung disse que as atualizações de segurança serão implementadas em breve. "A Samsung considera possíveis ameaças de segurança um assunto de extrema relevância. Estamos cientes das questões relatadas por vários meios de comunicação e empenhados em oferecer o que há de mais recente em segurança móvel. O Samsung Knox tem a capacidade de atualizar a política de segurança dos smartphones, automaticamente e sempre que necessário, para invalidar quaisquer vulnerabilidades potenciais. As atualizações de políticas de segurança começarão a ser implementadas em poucos dias. Além disso, também estamos trabalhando com a SwiftKey, desenvolvedora do teclado, para controlar eventuais riscos daqui para frente”, enviou em nota.

Falha de segurança no WhatsApp permite falsificação de ID:
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade