0

Aplicativo estimula envio de fotos sensuais com privacidade

Vazamento de fotos de sexo entre jovens traz lado sádico da internet

5 dez 2012
17h24
atualizado às 17h30

O serviço de compartilhamento de imagens Snapchat teve uma explosão recente de popularidade devido a uma característica peculiar: as fotos enviadas através do aplicativo desaparecem depois de apenas alguns segundos - o que impediria a divulgação de conteúdo comprometedor na internet. Muitos jovens têm sido atraídos pelo apelo da privacidade e estão utilizando o Snapchat para enviar imagens sensuais, imaginando que elas logo não poderão mais ser vistas por ninguém. O problema é que eles estão enganados.

Imagens enviadas pelo serviço desaparecem em segundos, porém app não oferece segurança
Imagens enviadas pelo serviço desaparecem em segundos, porém app não oferece segurança
Foto: Reprodução

Quando se envia uma foto para outra pessoa que utiliza o aplicativo, o conteúdo desaparece rapidamente no smartphone destinatário, e tampouco fica salva no aparelho remetente. Graças a essa peculiaridade, começou a se disseminar a aplicação do Snapchat para o envio de conteúdo sexual, especialmente entre jovens, e em grande parte por conta da ideia de que é possível usar o aplicativo sem se preocupar com o destino do material transmitido.

Essa concepção, porém, é equivocada. Apesar de o serviço informar o usuário caso sua imagem tenha sido capturada pelo outro celular, a foto permanece lá, como um screenshot, e nada impede que a outra pessoa tire fotos do material recebido com outra câmera. Além disso, um aspecto do Snapchat evita que os usuários permaneçam completamente anônimos: cada pessoa que baixa o aplicativo tem criado um perfil público que mostra os três amigos com quem ela mais trocou mensagens.

Esse perfil é facilmente acessível, o que contraria a ideia de que o Snapchat permite comunicação com total privacidade - e muitas pessoas aproveitam o mesmo nome de usuários de outros serviços online populares. As fotos enviadas não são visíveis no aplicativo, mas é possível verificar a quantidade de mensagens trocadas com cada usuário. Mesmo oferecendo funções atraentes para o envio de conteúdo possivelmente considerado impróprio, o Snapchat é oficialmente descrito apenas como "a maneira mais rápida de dividir momentos com os amigos" - o que tornaria as imagens sensuais uma deturpação de seu objetivo original.

Com informações do BuzzFeed.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade