PUBLICIDADE

Apple: rádio online e iOS 7 são expectativa para WWDC 2013

Serviço de streaming de música iRadio e nova versão do sistema operacional móvel devem ser anunciados na segunda-feira, 10

10 jun 2013 06h27
| atualizado às 06h27
ver comentários
Publicidade
<p>Evento para desenvolvedores WWDC vai de 10 a 14 de junho, em São Francisco, nos EUA</p>
Evento para desenvolvedores WWDC vai de 10 a 14 de junho, em São Francisco, nos EUA
Foto: Henrique Martin / ZTOP

Um serviço de streaming de música e novidades para o sistema operacional iOS móvel são as duas principais expectativas sobre o que a Apple deve apresentar nesta segunda-feira, durante a conferência de abertura do Worldwide Developers Conference (WWDC). A abertura do evento anual para desenvolvedores, no Moscone Center, em São Francisco, terá keynote com o CEO da empresa, Tim Cook, às 14h (horário de Brasília).

Entre os rumores que antecedem o WWDC deste ano estão detalhes sobre o iRadio, como vem sendo chamado pela mídia o possível serviço de streaming de música de Cupertino. Segundo a Bloomberg, por exemplo, a Maçã estaria reestruturando seu sistema de anúncios em dispositivos móveis iAd para se adaptar à novidade.

Sistema de anúncios iAd estaria voltado à captação de grandes marcas para apoiar serviço de streaming de músicas da Apple
Sistema de anúncios iAd estaria voltado à captação de grandes marcas para apoiar serviço de streaming de músicas da Apple
Foto: Reprodução

Para o serviço de música, já haveria acordos com as gravadoras Universal e Warner, para permitir que a Apple ofereça o streaming gratuito ao usuário, tendo como receita os anúncios. Segundo as fontes, o serviço de rádio será integrado com o iTunes, de modo a permitir a compra das faixas tocadas com facilidade.

Engenheiros e vendedores da equipe iAds teriam sido encarregados da tarefa. Segundo a mesma fonte à agência de notícias, o serviço de rádio por demanda será apenas anunciado dia 10, porque só deve começar a funcionar no final do ano, com o lançamento da versão 7 do iOS.

iOS e OS X
A atualização do sistema operacional da Apple, em versão para desenvolvedores, é outra expectativa de anúncio para o evento. Por outro lado, alguns especialistas, como o vice-presidente de Pesquisa da Gartner, Van Baker, acreditam que a Maçã possa lançar na verdade uma nova versão do OS X, que roda em computadores e laptops de Cupertino. Os rumores, aqui, incluem a chegada do Siri aos desktops e maior integração de interface com a versão mobile, acrescenta a Wired.

Sistema operacional iOS, para dispositivos móveis, deve ter atualização para versão 7 anunciada no WWDC
Sistema operacional iOS, para dispositivos móveis, deve ter atualização para versão 7 anunciada no WWDC
Foto: Divulgação

Baker, do Gartner, continua que as mudanças no visual do sistema operacional móvel, aguardadas em prol de um minimalismo no desenho dos ícones por exemplo, podem ser menores do que os rumores deixam a entender.

Isso porque a expectativa é grande desde que Jonathan Ive, assumiu a vice-presidência sênior de Design Industrial. Mas, pondera o pesquisador, Ive está no cargo há pouco tempo, e mudanças maiores devem aparecer mais tarde.

Ícone do aplicativo para participantes do WWDC 2013 seria indicativo da nova diretriz minimalista do design para iOS 7
Ícone do aplicativo para participantes do WWDC 2013 seria indicativo da nova diretriz minimalista do design para iOS 7
Foto: Reprodução

Para o TechCrunch, o novo sistema operacional também vai ter mais integração com Flickr e Vimeo, como já ocorre no OS X Mountain Lion. O serviço de fotos, aliás, já está integrado no app iPhoto, mas as novidades deixariam o compartilhamento nesses serviços a um clique de distância.

Apps e hardware
O site especializado também espera a API do Siri mais aberta aos desenvolvedores, como prometeu Tim Cook no início do mês, em uma conferência de tecnologia. O site ainda cita uma tela de bloqueio com novidades e uma central de notificações que permita ver informações sobre tempo e notícias, por exemplo, com uma olhada rápida, ao estilo de widgets.

O TechCrunch aposta também em novidades para a linha de notebooks MacBook, assim como no ano passado, quando a Apple anunciou o primeiro MacBook Pro com tela Retina. A Wired supõe que o novo processador Haswell, da Intel, será a estrela dos novos notebooks das linhas Pro e Air.

Com informações da Bloomberg, da Wired, do TechCrunch e do Gartner.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade