PUBLICIDADE

Com Jobs, Apple promove WWDC; mas o que esperar do evento?

5 jun 2011 - 15h08
Compartilhar

Todo ano é assim: com a proximidade de algum evento da Apple, passa-se semanas falando do que vir por aí. A política da Apple de não comentar rumores aguça tanto a curiosidade dos fans ou especialistas que algumas novidades acabam, de fato, vazando. Com o Apple Worldwide Developers Conference, ou WWDC 2011, que segunda-feira (6) e vai até sábado (11) não é diferente. Pois mesmo em um encontro destinado aos desenvolvedores, anuncios que impactam os usuários de produtos e serviços Apple costumam acontecer. O WWDC 2011 acontece no Moscone Center, em San Fracisco, dos Estados Unidos.

Além do iCloud, serviço de música na nuvem da Apple, encontro terá a presença de Steve Jobs, que está em licença médica
Além do iCloud, serviço de música na nuvem da Apple, encontro terá a presença de Steve Jobs, que está em licença médica
Foto: AP

Neste ano, WWDC está ainda mais tentador: além do iCloud, o serviço de música na nuvem da Apple, muito aguardado, o encontro terá a presença de Steve Jobs. O CEO e fundador da empresa está afastado desde o início do ano por motivos de saúde. Na terça-feira (31), em um comunicado à imprensa, a Apple anunciou a presença de Jobs e que ele irá apresentar Jobs um novo serviço baseado em computação em nuvem chamado iCloud, que oferece poder de processamento e transmissão de dados por meio da internet. O presidente-executivo também irá revelar uma série de atualizações de softwares na conferência, incluindo o Lion, seu sistema operacional para os computadores Mac OS X, e o iOS 5, próxima versão de seu sistema operacional para aparelhos móveis.

Entretanto, algo mais pode estar por vir, e a expectativa só aumenta com a empresa que faz relações públicas para a Apple convidando mais e mais jornalistas de todo o mundo para o Keynote. Confira abaixo um pouco do que já foi dito e o que pode se esperar do evento.

Lion

A novidade mais esperada pelos fãs de carteirinha dos computadores da empresa é a nova versão do Mac OS X, batizada de Lion. Com lançamento esperado para o segundo semestre de 2011 e com versões prévias para teste já circulando entre desenvolvedores, o evento de segunda-feira é o momento perfeito para revelar definitivamente os detalhes do sucessor do Snow Leopard. Entre suas novidades, devem estar as atualizações no visual e na tela principal do sistema operacional.

O Exposé foi modificado para o chamado Mission Control, que deve deixar o gerenciamento de janelas e aplicativos mais simples. Se for assim, o usuário será capaz de escolher quais aplicativos deseja exibir no Spaces, alternar entre janelas de aplicativos e personalizar a organização da tela. A experiência de utilizar os aplicativos da empresa deve ficar ainda maior com a possibilidade de rodar programas em tela cheia. Desse modo, o Mail, o iPhoto e o iMovie, por exemplo, poderão ocupar todo o seu monitor para facilitar a navegação.

Além disso, o Mail e o iCal receberão um novo visual, bem mais simplificado e bastante organizado. No calendário, além de visualizar as datas, será possível anotar compromissos de maneira ainda mais dinâmica. Na conferência, poderemos vê-los em ação. Outra adição é com relação ao editor de textos, que agora ganha um revisor ortográfico que já existia no iOS.

iOs 5

Enquanto muito se sabe o Lion, a nova versão do sistema operacional portátil da Apple permanece nas sombras. Novos detalhes e funcionamentos do iOS 5 devem surgir em breve, mas por enquanto não passam de palpites de fontes especializadas. Pode-se ter a inédita inclusão de widgets, aqueles acessórios presentes em vários sistemas que disponibilizam informações como temperatura e horário. O sistema de notificações, que avisa sobre mensagens recebidas ou problemas de funcionamento, por exemplo, deve ser modificado para tornar-se mais confortável ao usuário do aparelho.

Além disso, novidades no reconhecimento de voz e integração de fotos e outras mídias podem surgir juntamente com o sistema operacional, trazendo melhorias e conectividade com outros serviços da empresa.

O novo iOS 5 pode vir com ainda uma integração a um serviço online novo em todo sistema operacional: o Twitter estará lá, de acordo com o blogueiro norte-americano Robert Scoble. "A próxima semana será grande para aqueles que viveram no Twitter nos últimos anos. A Apple está integrando o Twitter profundamente no iOS5", escreveu (no Twitter, claro).

iCloud

Se o iTunes em si já revolucionou a indústria fonográfica com a popularização de vendas de músicas online, o próximo passo a ser dado pela Apple é transmiti-las a partir de qualquer lugar, juntamente com outras mídias.

A computação em nuvens já está em evidência faz tempo, mas a utilização dela pelas gigantes se iniciou recentemente, começando uma guerra entre empresas como a Amazon e a Google, além da recém-chegada Apple. Pouco se sabe sobre o funcionamento e até a utilidade o iCloud, mas todos esperam um projeto ambicioso. Sincronizar galerias de fotos, vídeos e músicas entre aparelhos portáteis e de mesa da Apple, por exemplo, pode se tornar uma tarefa extremamente fácil.

O iCloud, serviço de armazenamento na nuvem, pode estrear já com capacidade de guardar filmes online. A CNet afirma que "nas últimas semanas, executivos da Apple fizeram suas tentativas de convencer alguns dos grandes estúdios de Hollywood para licenciar seus títulos, permitindo que a Apple armazene em seus servidores os filmes de seus consumidores, disseram duas fontes próximas às negociações. A Apple começou a discutir um serviço na nuvem com os estúdios há um ano".

Imagine uma rede que controle todos os arquivos do seu computador, para que você possa acessá-los de qualquer lugar. É mais ou menos isso que a Apple pode apresentar na semana que vem.

Jobs, o retorno?

Steve Jobs não está tão sumido assim: ele já deu as caras para apresentar ao mundo o iPad 2, em março. Mesmo assim, o homem mais famoso da Apple ainda está de licença médica faz um bom tempo para tratar de problemas de saúde. Logo, sua presença não ocorre por qualquer motivo. Por isso, a confirmação de Steve Jobs como um dos presentes traz ainda uma expectativa maior: será que um produto ainda importante do que os listados acima será anunciado no WWDC? As esperanças de um novo iPhone, por exemplo, ainda não acabaram, ainda mais com o desenvolvimento do novo iOS.

Boatos não ficam apenas em software: a Apple pode lançar novas versões do roteador/servidor de backups Time Machine e das estações Wi-Fi Airport Express. Tudo, novamente, para dar suporte técnico à iCloud. O site ArsTechnica diz que os estoques dos dois equipamentos estão no fim nos Estados Unidos. Fontes do site 9toMac dizem que o próximo Time Capsule vai ajudar a realizar atualizações de software tanto no Mac OS X quanto no iOS.

As respostas mesmo, só na segunda-feira, 6 de junho, quando Steve Jobs subir ao palco do Moscone West, em San Francisco, às 14h no Brasil.

Com informações da TecMundo e do Zumo Notícias.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade