PUBLICIDADE

Depois do Maps, Apple não incluirá app do YouTube no iOS 6

7 ago 2012 - 08h48
(atualizado às 12h11)
Compartilhar

A nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 6, não virá com o aplicativo do YouTube instalado, afirmou a companhia em comunicado. A retirada do app é mais um capítulo da crescente rivalidade entre Google e Apple, que começou com a decisão da Apple de abandonar o Maps de seus sistema móvel.

Apple já havia apresentado sistema de mapas próprio, abandonando o Maps, do Google
Apple já havia apresentado sistema de mapas próprio, abandonando o Maps, do Google
Foto: Divulgação

"Nossa licença para incluir o aplicativo do YouTube no iOS foi concluída. Os clientes podem usar o YouTube no navegador Safari e o Google está trabalhando para que esteja disponível um novo aplicativo do YouTube em nossa loja", afirmou a companhia em nota.

O YouTube era um dos aplicativos nativamente instalados no iPhone desde que o primeiro aparelho foi lançado, em 2007. Além do YouTube, a Apple já havia anunciado que o iOS 6 não irá mais utilizar o Google Maps, já que a empresa desenvolve um sistema de mapas próprio. O Maps era outro aplicativo nativo do iPhone desde o seu lançamento.

Analistas afirmaram que o Google não deverá sofrer impacto imediato com a decisão da Apple em não renovar a licença do aplicativo, mas a estratégia pode ter consequências sobre buscas. O analista Ronald Josey, da ThinkEquity, afirmou que a decisão pode representar risco sobre o acordo do Google com a Apple para ser o mecanismo de busca padrão do iPhone.

"Pelo o que está sendo descrito, parece que quando a busca chegar ao período de renovação, há uma chance significativa de que o Google possa não ser mais padrão", disse Josey.

Analistas acreditam que o Google gera parte significativa de sua receitas com serviços móveis a partir de usuários do iPhone. O Google afirmou em comunicado que está trabalhando com a Apple para assegurar "a melhor experiência YouTube possível para os usuários do iOS".

Com informações da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade