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Facebook desafia concorrentes com sistema 'Home'

4 abr 2013 - 18h16
(atualizado às 18h46)
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O site de relacionamentos Facebook lançou um pacote de programas denominado 'Home', que invade os domínios dos celulares inteligentes que rodam o sistema Android, elevando o tom do desafio sobre os concorrentes Apple e Google no cada vez mais promissor mercado dos dispositivos móveis.

O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou que o novo programa vincula a rede social à tela inicial dos telefones das empresas de eletrônicos HTC e Samsung, que rodam as últimas versões do Android, focando as experiências nas "pessoas e não nos aplicativos".

"Não estamos construindo um telefone ou um sistema operacional, estamos construindo algo que é muito mais profundo do que um aplicativo", afirmou Zuckerberg durante encontro na sede da companhia, no Vale do Silício.

A empresa refere-se ao novo programa como "uma nova forma de transformar seu telefone Android em um excelente aparelho, vivo e social".

O programa, que permite aos usuários ver o "Cover Feed" (feed da capa) do Facebook quando ligam seus aparelhos, estará disponível para download no site de compras Play, do Google, a partir de 12 de abril, disse Zuckerberg.

Uma versão deverá estar disponível na Europa nos próximos meses, segundo o Facebook, que disse estar trabalhando na adaptação do sistema 'Home' para tablets.

O 'Home' será disponibilizado pela empresa de eletrônicos de Taiwan HTC, que lançará seu 'smartphone' com tela inicial do Facebook, denominado HTC First, e será vendido ao preço de US$ 100 pela telefônica americana AT&T.

"É o único telefone que tem a tela inicial do Facebook pré-carregada e otimizada", disse o diretor da HTC, Peter Chou, ao lado de Zuckerberg no evento.

"A tecnologia móvel é fundamentalmente social; tudo consiste em conectar-se às outras pessoas", acrescentou Chou. "Esta é uma grande oportunidade para aproximar ainda mais as tecnologias móvel e social", emendou.

Ao demostrar o funcionamento do aparelho, Zuckerberg iniciou o Facebook na tela inicial do telefone e conseguiu navegar e avançar e retroceder entre os aplicativos, enquanto simultaneamente envia e recebe mensagens através de "chat heads" (abas de bate-papo) que se sobrepõem na tela.

"Penso que é um grande negócio para o Facebook", avaliou Peter Corbett, da empresa de pesquisas iStrategyLabs.

"Temos visto o Facebook se denominar de empresa móvel recentemente e se acompanha as análises, mais da metade de seus usuários acessam o Facebook dos celulares. Agora que têm o que será essencialmente uma área nativa do sistema operacional do Android que eles controlam e criam em cima, este é o futuro do Facebook", acrescentou.

Corbett acrescentou que "a Apple deveria se preocupar com o volume" porque o Facebook porá "isto diante de milhões e milhões de jovens do mundo que podem decidir, 'Eu quero um telefone do Facebook ao invés de um iPhone'."

Para o analista Trip Chowdhry, o novo software é, potencialmente, uma "experiência inovadora", que poderá ajudar o Facebook a competir com o Google no mercado de publicidade móvel.

"Como o Facebook não está imitando, eles vão criar uma posição de liderança", afirmou, acrescentando que "o Google perdeu uma enorme oportunidade em celulares".

O site garantiu que nenhuma publicidade será vinculado aos feeds da rede social que aparecem automaticamente quando a página inicial, mas que isto pode ocorrer no futuro.

O Facebook customizou o 'Home' para 'smartphones' que usam a plataforma Android porque o sistema operacional disponibilizado gratuitamente pelo Google pode ser abertamente adaptado por desenvolvedores de 'hardware', ao contrário do estrito controle que a Apple mantém sobre os aplicativos do iPhone.

Zuckerberg foi cuidadoso ao não fazer desafios abertos aos concorrentes.

"Temos um ótimo relacionamento com a Apple", disse. "O Google está consciente do que estamos fazendo; nós falamos com eles", acrescentou. "Nós nos comprometemos a fazer o nosso melhor em cada plataforma", emendou.

Zuckerberg argumentou que desde que as pessoas gastam 20% do tempo que passam em 'smartphones' no Facebook, melhorar a experiência com os dispositivos Android foi algo positivo para o sistema operacional móvel do Google.

"Toda empresa que eu conheço começa o dia tentando criar uma experiência melhor e a Google faz isso", afirmou.

"De alguma forma, isto pode começar a trazer parte daquelas experiências de alta qualidade que você vê em iPhones para o Android, e isto poderia ser realmente bom para o Android", emendou.

O anúncio ocorre enquanto o Facebook tentava se conectar mais a seus usuários móveis e - importante - aumentar a publicidade em um segmento em rápida expansão.

Segundo a empresa de pesquisas eMarketer, os gastos no mercado de publicidade móvel nos Estados Unidos cresceu 178% no ano passado até US$4,11 bilhões, uma cifra que representou o triplo do abo anterior.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
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