PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

GeForce Grid: Nvidia quer mobilidade de games com a nuvem

15 mai 2012 - 19h54
Compartilhar

Entre uma viagem no universo e outra, a Nvidia falou nesta terça-feira na abertura da sua conferência de supercomputação, a GPU Tech Conference 2012, sobre levar recursos da GPU para a computação em nuvem, incluindo games online no chamado GeForce Grid. Em vez de você ter uma GPU no seu PC, você joga de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, usando o poder de processamento da nuvem. Mas o que isso significa? Seu console vai morrer?

Geforce Grid permitira jogar a partir de quaisquer dispositivo usando os processadores da nuvem
Geforce Grid permitira jogar a partir de quaisquer dispositivo usando os processadores da nuvem
Foto: Reprodução / ZTOP

Em princípio, não. Nem consoles nem PCs vão deixar de existir por conta da GeForce Grid, pelo menos agora. Mas isso abre caminho para smartphones, tablets, qualquer computador (Mac ou PC) e, mais importante, sua TV, rodarem os últimos games sem precisar de uma GeForce dedicada.

Mas Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da Nvidia, sabe que o mundo não é perfeito, e que atrasos (lags) em games são algo imperdoável. "A nuvem sempre estará longe de você. A latência é um problema a ser resolvido", disse. "Tem que registrar seu comando, enviar para a nuvem, processar e mandar de volta. Se o atraso for enorme, o game perde a graça".

O que a Nvidia conseguiu fazer? Reduziu o tempo para 160 milissegundos em média, que é o que eles acreditam ser o ideal para o gamer médio hoje, mas dá para chegar a menos. Na prática, é como neste vídeo: Bulletstorm rodando em servidores da Gaikai em Sunnyvale na tela de um Asus Transformer Prime.

O GeForce Grid, porém, não será um serviço oferecido direto pela Nvidia para o consumidor final. A Nvidia vai oferecer a plataforma de hardware (formada, claro, por GPUs com arquitetura Kepler) e software para seus parceiros, como a própria Gaikai e outros (a Onlive é parceira, mas não quis aparecer agora). A lista de ofertas da Gaikai, por enquanto, é que a aparece na imagem desta matéria.Isso abre possibilidade, em um futuro próximo, de uma "Netflix" dos games? Sem dúvida - e operadoras de telecom também estão na mira da Nvidia como futuros clientes. Quer dizer, você vai assinar games online como um serviço ou como extra da operadora de TV/telefonia.

O potencial da ideia de poder jogar qualquer coisa em qualquer lugar sem precisar de hardware dedicado é bastante interessante. Segundo o CEO da Nvidia, qualquer dispositivo capaz de rodar vídeo em H264 é compatível com a GeForce Grid (claro que um aparelho com Tegra 3, como o Transformer Prime do vídeo mais acima, torna a tarefa ainda mais fácil).

No PC, o game pode rodar direto no browser. No Transformer Prime, é preciso ter um app especial instalado no tablet, por enquanto.

ZTOP
Compartilhar
Publicidade