PUBLICIDADE

Google lança Chromebook; veja teste do protótipo CR-48

11 mai 2011 - 15h53
(atualizado às 16h04)
Compartilhar

Ao pegar o notebook Google CR-48, protótipo do Chromebook - o notebook inovador que o Google lançou nesta quarta-feira - nas mãos pela primeira vez, ele realmente parece um portátil convencional, desses que usam Windows. Acabamento todo em preto emborrachado, teclas suaves e precisas, conectividade o tempo todo. A grande diferença é que o CR-48 funciona apenas com o navegador Chrome como sistema operacional. Ou melhor, com o Chrome OS.

Aparelho tem acabamento todo em preto emborrachado, teclas suaves e precisas e conectividade o tempo todo
Aparelho tem acabamento todo em preto emborrachado, teclas suaves e precisas e conectividade o tempo todo
Foto: Henrique Martin / Zumo Notícias

A máquina fez parte de um projeto experimental do Google com o Chrome OS e quem colocou as mãos nela foram pessoas interessadas em descobrir o novo sistema operacional, empresas, jornalistas e blogueiros, sempre em número limitado e controlado. Como o próprio Google disse, o CR-48 não era para os fracos do coração.

O motivo da preocupação era simples: o CR-48, assim como o novo Chromebook, não tinha armazenamento interno disponível para o usuário. Você liga a máquina, que começa a funcionar em menos de dez segundos, se conecta com sua conta do Google (e tira uma foto para ficar na tela inicial do computador) e o navegador Chrome aparece na sua frente. E é igual a esse que está no PC com Windows ou no Mac de muita gente por aí. No teclado, a grande diferença é que não existe o botão de "Windows", e o Google posicionou uma grande tecla de buscas no lado esquerdo, para facilitar a procura de informações online.

Tudo que dá para fazer online você faz com o CR-48. A máquina vem com conectividade 3G e Wi-Fi integradas (o 3G funciona, aparentemente, apenas nos Estados Unidos por enquanto, graças a uma parceria do Google com a operadora Verizon). Para desligar o CR-48, basta pressionar o botão de desligar, ou botar o computador para dormir fechando a tampa da tela. Além do modo usuário convencional, conectado sempre à conta do Google, existe um modo visitante, que abre uma janela com navegação anônima na web.

Além da web, o Chrome OS dá acesso aos aplicativos online (idênticos aos do Chrome para PC ou Mac) e sincroniza seus dados, favoritos e senhas com a máquina principal de casa. Logo, assim que você se conecta pela primeira vez, tudo aparece como está nos outros locais.

Tanta simplicidade, entretanto, leva a limitações. Não conseguimos, por exemplo, usar a única porta USB para ler um arquivo de Word para upload no Google Docs, ou encaixar um cartão de memória com fotos do notebook para publicar este texto. Em fóruns de discussão no exterior, alguns usuários conseguiram liberar esses recursos. Aqui não funcionou. A bateria dura mais de oito horas, ótimo para quem fica na rua o dia todo longe de uma tomada.

De qualquer modo, usar o CR-48 é, em resumo, uma experiência nova em computação. Pense em um computador apenas para internet, que pode ser bem mais barato para projetos de inclusão digital ou para um vendedor que precisa apenas digitar pedidos no site da própria empresa. Para um redator, uma máquina como o CR-48 serve para digitar textos em qualquer lugar e, por que não pensar, uma lan house apenas com acesso a internet.

O Chromebook mantém basicamente as mesmas configurações do CR-48 e chega às lojas dos EUA e de mais seis países da Europa em 15 de junho por meio da loja online Amazon. Ele será fabricado, a princípio, pela Acer e pela Samsung e custará de US$ 329 a US$ 499.

Fonte: Zumo Notícias
Compartilhar
Publicidade