publicidade
09 de agosto de 2012 • 15h55 • atualizado em 09 de Agosto de 2012 às 21h16

HP lança linha de cartuchos baratos com foco no Brasil

Cartuchos que apresentam bom rendimento a custo baixo foram apresentados pela HP durante evento em São Paulo Foto: Guilherme Justino / Terra
Cartuchos que apresentam bom rendimento a custo baixo foram apresentados pela HP durante evento em São Paulo
Foto: Guilherme Justino / Terra
 
Guilherme Justino
Direto de São Paulo

Uma linha de cartuchos que possibilita boa qualidade de impressão com custo reduzido foi lançada pela HP nesta quinta-feira em São Paulo. Denominado Ink Advantage, o sistema foi desenvolvido após dois anos de pesquisa com foco nas especificidades do consumidor brasileiro - que leva a relação entre preço e qualidade em conta como poucos outros países no mundo na hora de imprimir, segunda a empresa - e está à venda a partir de R$ 19,90.

O produto é voltado principalmente para o usuário doméstico e as pequenas empresas que utilizam pouco suas impressoras jato de tinta, porém se importam com os resultados da impressão e o valor que têm de pagar pelos cartuchos. Apesar de a tecnologia não ser nova, a HP somente conseguiu se focar no seu desenvolvimento depois de estudar o comportamento dos clientes no Brasil e concluir que havia necessidade de atender à demanda por qualidade e preço acessível.

"Convencemos a matriz de que era preciso investir nessa tecnologia, levando em consideração o nível de exigência e perspectiva de crescimento do mercado de impressão no Brasil", disse Alfredo Cors, diretor do Grupo de Impressão da HP na América Latina.

A empresa ouviu cerca de 10 mil brasileiros ao longo de um ano para entender o que os clientes mais valorizam nas impressoras que possuem - ou pretendem comprar. Os resultados indicam que qualidade, preço e frequência de troca de cartuchos estão entre as principais preocupações do consumidor. A pesquisa revelou também que muitos recorrem à recarga de tinta, deixando de lado o rendimento em função do baixo custo.

"Respeitamos a decisão de quem escolhe a recarga, mas perguntamos: vale a pena comprar refil? Acreditamos que não", afirmou Claudio Raupp, vice-presidente do Grupo de Impressão da HP no país. Um estudo encomendado pela companhia mostrou que aproximadamente 1 em cada 3 cartuchos recarregados falham - o que não ocorre com costuma ocorrer com produtos originais.

A Ink Advantage deve ser agora ampliada para atender ao público de outros países com padrão de uso semelhante ao brasileiro, que em geral não imprime grande quantidade de páginas, porém exige bons resultados de impressão - compatíveis com seu status de segundo maior mercado do mundo em número de impressoras jatos de tinta.

Terra