PUBLICIDADE

Mouse movido por movimentos faciais supera 300 mil downloads

13 jun 2011 18h31
| atualizado às 19h41
Publicidade

Um mouse virtual único no mundo desenvolvido com tecnologia espanhola que funciona com ligeiros movimentos de cabeça e gestos faciais se expande cada vez mais pelo mundo, especialmente na América Latina, onde já teve mais de 300 mil downloads.

Mouse funciona com gestos de cabeça e movimentos faciais
Mouse funciona com gestos de cabeça e movimentos faciais
Foto: Divulgação

O Headmouse foi desenvolvido pela Universidade de Lleida, em parceria com a empresa Indra e a Fundação Adecco. Segundo seus responsáveis, é uma tecnologia única no mundo por ser gratuita e altamente eficiente para pessoas com mobilidade reduzida, a partir de seu download em qualquer computador com webcam.

Além disso, sua utilização não requer aprendizagem prévia, já que seu manejo é muito simples, afirma o responsável de tecnologias acessíveis da Indra, Alicia Fernández. Outras tecnologias com funcionalidades similares no mercado custam aproximadamente US$ 17,2 mil e exigem a aplicação de algum aparelho na face para movimentar o mouse, acrescentou Fernández.

Nos próximos dias, a tecnologia espanhola será apresentada no Panamá, após seu bem-sucedido lançamento no Brasil e em outras nações latino-americanas, como Chile, México, Colômbia e Argentina. O mouse virtual, com versões em inglês, espanhol, português e italiano, funciona a partir do uso de algoritmos de visão artificial. Uma vez instalado o software no computador e concluído o processo de calibração, o sistema pode realizar funções como clicar e arrastar, por meio de piscadas de olhos ou com a abertura da boca.

Jose Luis Campo, portador de uma doença degenerativa, disse que o Headmouse, que é acompanhado de um teclado virtual, o permitiu voltar a utilizar o computador apesar seus problemas de mobilidade. Embora seja um pouco cansativa, declarou Campo, a tecnologia é um grande avanço.

Desde seu lançamento há alguns anos na Espanha, foram incorporadas várias melhorias ao software, que podem ser baixadas no site www.tecnologiasaccesibles.com. As novas versões possibilitam, por exemplo, que o sistema funcione sem problemas com baixa iluminação, além da compatibilidade com um maior número de câmeras, inclusive aquelas incorporadas em computadores portáteis.

O programa também permite, além da digitação e navegação na internet, o uso de aplicações lúdicas e criativas, como pintar e desenhar.

EFE   
Publicidade