0

No RS, fórum de software livre debate a neutralidade da web

17 jun 2011
16h09
atualizado em 29/6/2011 às 09h49

A menos de 15 dias da 12ª edição do Fórum Internacional Software Livre, mais conhecido por fisl12, anuncia a participação de Jacob Appelbaum, um dos desenvolvedores e principal defensor do Tor (Projeto The Onion Router). Administrada por hackers americanos e europeus, a ONG que ancora o Projeto The Onion Router (Tor) criou uma rede internacional de servidores que permitem criptografar todos os tipos de mensagens e se conectar sem deixar rastros.

Até o momento, o fisl12 conta com mais de três mil inscritos
Até o momento, o fisl12 conta com mais de três mil inscritos
Foto: Divulgação

A presença de Jacob Appelbaum vai de encontro ao tema principal do fisl 12: a Neutralidade na Internet. O Tor é atualmente utilizado por jornalistas, dissidentes políticos e pessoas que consideram a segurança de informações na internet uma questão fundamental. Os serviços escondidos, como são denominados, permitem que alguém atualize blogs ou sites sem necessidade de revelar sua localização. Appelbaum também é considerado um dos porta-vozes do WikiLeaks, e que se utiliza dos servidores e roteadores Tor para garantir o anonimato de suas fontes.

A organização do fisl12 também recebeu a confirmação de outros palestrantes de peso da comunidade software livre, como Anil Gaur, Roger Brinkley e Dalibor Topic. Anil Gaur é vice-presidente da Plataforma Java, Enterprise Edition e do Servidor Glassfish, na Oracle, Grupo Fusion Middleware. Ele é responsável pela criação das Especificações Java EE, Implementação de Referência e Suite de Testes de Compatibilidade. Tem liderado a evolução do Java EE para a nuvem e para o ambiente PaaS através do padrão Java EE 7. Sob sua liderança, o Glassfish tornou-se o servidor de aplicativos Java EE-compatível mais usado da indústria, com mais de 10 milhões de downloads anuais.

Roger Brinkley é evangelista Java e Líder de Comunidade para as comunidades Embedded e Mobile na Oracle. Integra a equipe de Evangelismo do Grupo Plataforma Java, era membro do Grupo Open Source da Sun e serve como Track Lead para o Comitê do Projeto JavaOne. Tem mais de 30 anos de experiência na indústria, com mais de 16 anos na Sun e Oracle. Já Dalibor Topic atua como Embaixador Java FOSS para a Oracle. Entrou no Projeto OpenJDK para ajudar a torná-lo um projeto open source bem sucedido, e permaneceu lá para consolidar o Java nas distribuições Linux, como uma pessoa de referência em Java FOSS. Ele entrou na equipe de estratégia da Oracle para ajudar a fornecer feedback à comunidade, em uma estratégia de planejamento de longo prazo.

Também estão confirmados Carol Smith, administradora do programa Google Summer of Code, Stormy Peters, líder de Developer Engagement da Mozilla e Jared Smith, líder do Projeto Fedora.

Mobilidade
O fisl12 também será palco de debates sobre mobilidade. Entre os sistemas operacionais que serão apresentados no 12º Fórum Internacional Software Livre (fisl12) estão o Android, pela Google e o MeeGo, pela Intel. O fisl também será palco do APPCircus Show, evento internacional que apresenta as maiores novidades em aplicativos para web. Realizado em mais de 30 países, o APPCircus Show é divido em dois atos, onde plataformas e apoiadores são apresentados, seguidos pela apresentação de dez aplicativos.

A participação é aberta a desenvolvedores que queiram apresentar seus apps. Os dez aplicativos serão julgados e o vencedor poderá apresentar seu sistema em outro evento internacional, além de ser nominado para o Mobile Premier Awards em 2012. O APPCircus show acontecerá no dia 1 de julho, das 15 às 18h e é aberto para todos os inscritos no fisl.

Outra atração prevista para o fisl12 é o MeeGo Day, com diversas atividades sobre a distribuição linux para dispositivos móveis de código aberto da Intel. Anunciado em 2010, pela Intel e pela Nokia, teve sua mais recente versão, MeeGo 1.2, lançada no dia 19 de maio. Desenhado para atuar como um Sistema Operacional para plataformas como netbooks, desktops, tablets, sistemas de navegação automotiva, SmartTV, smartphones e outros sistemas embarcados, o MeeGo é hoje hospedado pela Linux Foundation.

Também presente no fisl, o Android será apresentado pelo Google. O sistema, que já está em sua versão 3.1, conta com mais de 100 mil aplicações disponíveis e permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.

Até o momento, o fisl12 conta com mais de três mil inscritos.

O fisl12
A 12ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl) será realizada no Centro de Eventos da PUCRS, e terá atividades voltadas às mais diversificadas áreas de 29 de junho a 2 de julho. O fisl12 é considerado um dos principais eventos de discussão e expansão do software livre no mundo e tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e promovido pela Associação Software Livre (ASL.Org). Neste ano, a expectativa é que 8 mil pessoas passem pelo evento que terá mais de 450 atividades, incluindo palestras, workshops, oficinas e eventos comunitários, integrarão usuários, programadores e desenvolvedores de tecnologia. Para mais informações, acesse: www.fisl.org.br.

Fonte: Terra
publicidade