0

Opera inaugura canal Next com versão 11.50 Swordfish

4 mai 2011
08h36
atualizado às 08h38

Agora, entre os grandes, só falta o Internet Explorer acelerar ao extremo seu ciclo de desenvolvimento. Depois do Chrome, que inaugurou essa sistemática entre os navegadores, e Firefox, que recentemente também aderiu à filosofia de atualizações ágeis e constantes, agora chegou a vez do Opera.

As principais novidades são a inclusão das senhas no Opera Link e a liberação de extensões dinâmicas para as miniaturas do Speed Dial
As principais novidades são a inclusão das senhas no Opera Link e a liberação de extensões dinâmicas para as miniaturas do Speed Dial
Foto: Reprodução

Dando sequência à linha de codinomes das suas grandes atualizações, a próxima versão, Opera 11.50, foi batizada de "Swordfish", ou peixe-espada em bom português. Ela estreia o canal Next, que é, para o Opera, o que os canais Dev e Aurora são para Chrome e Firefox: uma versão bem experimental, com possíveis bugs.

Além das sempre presentes correções e otimizações nos motores de renderização e processamento de páginas, o Opera 11.50 trará duas novidades: inclusão de senhas no Opera Link, o sistema de sincronia de informações do navegador; e miniaturas dinâmicas no Speed Dial.

A última parece promissora. Se na versão anterior, a 11.10, o Opera deu mais liberdade aos usuários para organizarem o Speed Dial e poder aos desenvolvedores para incluírem ali miniaturas bacanas dos seus sites, na 11.50 esse poder vai além. Será possível criar extensões para o Speed Dial. Como exemplo, o blog para desenvolvedores demonstra um relógio funcional que atua sob a forma de uma miniatura no Speed Dial.

De pronto, dá para pensar em outras aplicações mais úteis, como pré-visualização de e-mails no Gmail ou Hotmail, notificações e pedidos de amizade no Facebook, previsão do tempo, ou ainda resumos de notícias ou posts. Por ora, o Opera 11.50 está disponível no canal Next, equivalente às antigas versões Alpha. Além da mudança no nome, o ícone do Opera Next também é diferente: o tradicional "O" do Opera em branco, com rabiscos que simulam um rascunho.

Geek
publicidade