0

Presidente da Oracle introduz novo Sparc Solaris e Exalytics

3 out 2011
11h57
atualizado às 12h21

Larry Ellison, presidente-executivo da Oracle, apresentou novos produtos integrados para centrais de processamento de dados, marcando um novo avanço na entrada da terceira maior produtora mundial de software no mercado de hardware. No domingo, durante a abertura da conferência anual de tecnologia e usuários da Oracle, em San Francisco, Ellison alardeou os benefícios da computação paralela e exibiu a mais recente versão do computador Sparc Solaris, desenvolvida pela empresa. O executivo também mostrou o Exalytics, um sistema que combina hardware e software "para produzir análise de dados com a velocidade do pensamento," disse Ellison na abertura da OpenWorld, que deve atrair mais de 40 mil pessoas.

Presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, focou apresentação em conferência da empresa nos benefícios da computação paralela
Presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, focou apresentação em conferência da empresa nos benefícios da computação paralela
Foto: Getty Images

Ellison dedicou boa parte da palestra para promover a computação paralela, que envolve computadores dotados de múltiplos processadores e outros componentes capazes de trabalhar simultaneamente, o que melhora o desempenho geral do sistema. "Como conseguir um sistema dez vezes mais rápido? Com o uso de métodos paralelos para tudo", afirma. "Grande número de conexões de dados paralelas, transferindo imensos volumes de dados paralelamente. É assim que se consegue ganhar velocidade", comleta.

Com a bilionária aquisição da Sun Microsystems, no ano passado, a Oracle está avançando de maneira agressiva no mercado de hardware, concorrendo com fornecedores que incluem a antiga parceira Hewlett-Packard. Também em 2010, a empresa de Ellison adquiriu a Exalogic, e combinou a tecnologia de hardware adquirida na tomada de controle da Sun ao seu software. A Oracle já instalou 1.000 máquinas de bancos de dados Exadata, e as vendas estão indo bem, segundo o executivo.

A Oracle concorre há tempos com a gigante europeia do software SAP e com a IBM nos mercados de software empresarial e produtos para bancos de dados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade