PUBLICIDADE

Samsung considerou iPhone 'fácil de copiar', diz Apple em julgamento

Compartilhar

A Samsung foi acusada de buscar inspiração nos produtos da Apple ao invés de inovar por conta própria, disse a companhia norte-americana em sua declaração de abertura no segundo dia de julgamento do caso envolvendo possíveis quebras de patentes. Documentos apresentados ao júri mostram que a Samsung afirmou, em uma análise interna, que competir com o iPhone seria inevitável, e que seu hardware era "fácil de copiar".

Apple e Samsung se enfrentam em julgamento realizado desde segunda-feira no tribunal de San José, na Califórnia
Apple e Samsung se enfrentam em julgamento realizado desde segunda-feira no tribunal de San José, na Califórnia
Foto: Getty Images

Em sua defesa, a empresa sul-coreana exaltou as características inovadoras do iPhone, mas garantiu que o telefone da Apple foi apenas uma inspiração para seus próprios celulares. "O iPhone foi um produto inspirador para todos", disseram os advogados da Samsung à corte em San José. "Ser inspirado por um produto se chama competição, não cópia."

O advogado da Apple Harold McIlhenny defendeu que a empresa fez uma aposta arriscada que deu certo ao desenvolver o iPhone, apresentado em 2007, e seus competidores - especialmente a Samsung - passaram a copiar seu design, levando os concorrentes a lucrar muito, e fazendo com que a Apple a perdesse mercado. No julgamento, a Apple afirmou que se lançou no mercado de telefonia sem qualquer reputação a defender, porém revolucionou a indústria com o iPhone.

"A Apple não tinha reputação a zelar, nenhuma credibilidade. O iPhone foi uma tentativa que, se tivese dado errado, poderia acabar com o futuro da companhia", disse McIlhenny aos jurados. Em suas considerações iniciais, a empresa norte-americana admitiu que a Samsung poderia ter inovado e, até mesmo, superado a Apple no mercado por mérito próprio, mas preferiu copiar o design e a interface do iPhone.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade