1 evento ao vivo

TV Digital: programa permite criar apps sem conhecimento técnico

24 mai 2012
16h52

Para facilitar a criação de conteúdos interativos para a TV Digital Brasileira, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira um programa gratuito de cógido aberto. O NCL Composer permite criar aplicativos sem ter conhecimento técnico de computação, usando a linguagem NCL, padrão da ABN e da ITU-T (associação internacional de normas técnicas de telecomunicações) para o Ginga, programa que interpreta a programação digital no País.

NCL Composer, de código aberto, trabalha com linguagem padrão do Ginga, middleware do sistema nipo-brasileiro de DTV
NCL Composer, de código aberto, trabalha com linguagem padrão do Ginga, middleware do sistema nipo-brasileiro de DTV
Foto: Reprodução

"Espera-se um aumento significativo na quantidade de aplicações criadas pelos produtores de aplicações DTV e uma maior complexidade dessas aplicações", explica Luiz Fernando Gomes Soares, coordenador do Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio, unidade responsável pela criação do NCL Composer. Os conteúdos criados no NCL Composer podem ser relacionados a programas (como novelas ou partidas esportivas) ou independentes (como portais de notícias ou oferta de serviços).

O programa traz como vantagem adicional o fato de ser de código aberto, o que não implica em royalties. Desenvolvedores podem consultar o guia de referência rápida Online NCL Handbook na internet, e no mesmo site há também a versão eletrônica do livro Programando em NCL.

Fonte: Terra
publicidade