PUBLICIDADE

Unicamp tem 2º supercomputador mais rápido da América Latina

8 ago 2013 - 17h46
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O supercomputador mais potente do Brasil fica no Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O equipamento é o segundo supercomputador mais rápido na América Latina, segundo o ranking LARTop50, que lista os 50 supercomputadores mais potentes na região. As informações são da Agência Fapesp.

O equipamento tem capacidade de processamento de 33 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo). "Isso equivale a algo como 5 mil computadores pessoais, todos trabalhando simultaneamente", afirmou Edison Zacarias da Silva, professor do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp e coordenador do Cenapad-SP de 2003 a junho de 2013.

O supercomputador viabiliza a realização de cálculos complexos para 122 estudos vinculados a 45 instituições no Brasil, além de uma na Colômbia, nas áreas de física, química, engenharia, computação, estatística, zootecnia, biologia, matemática e astronomia. Mais de 360 pesquisadores são beneficiados.

"A computação de alto desempenho é usada nas mais variadas aplicações, da fabricação de medicamentos à construção de aviões. É fundamental que a comunidade científica acesse computadores com grande capacidade de processamento e, com isso, possa desenvolver pesquisas cada vez melhores e mais competitivas internacionalmente", disse Zacarias da Silva.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade