0

Vídeo de Robin Williams é novo golpe de hackers no Facebook

Publicação na rede social promete vídeo de despedida do ator, mas instala aplicativo malicioso

15 ago 2014
16h37
  • separator
  • comentários

Aproveitando a morte do ator americano Robin Williams, cibercriminosos criaram um novo ataque para enganar os usuários do Facebook. Em um suposto vídeo de despedida de Williams, os usuários são direcionados a um site falso da BBC News.

Foto: Divulgação

O site, por sua vez, os orienta a entrar na rede social e a compartilhar as imagens do vídeo. Ao realizar essas ações, o usuário, na verdade, instala um aplicativo malicioso em seu dispositivo, segundo descobriu a empresa de segurança Symantec.

A empresa alertou o Facebook sobre o caso, e a rede social está tomando as providências necessárias para bloquear as publicações maliciosas. Segundo a Symantec, a morte verdadeira e falsa de celebridades tem sido usada por muitos anos pelos hackers para enganar os internautas. Golpes usando as mortes de Amy Winehouse e Paul Walker, e as mortes falsas de Myley Cyrus e Will Smith são alguns exemplos.

Como dicas para os usuários, a companhia recomenda que eles duvidem de histórias sensacionalistas nas redes sociais, não cliquem em links duvidosos em e-mail e nas redes sociais, e não instalem aplicativos para visualizar um conteúdo fechado - já que este é um truque comum dos criminosos.

Terra Antivírus Terra Antivírus
Proteja-se de vírus e de ameaças virtuais e consiga rastrear e bloquear o seu aparelho em caso de perda ou roubo. Assine já: planos com a tecnologia McAfee!

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade