Windows 8: metade dos usuários sequer ouviu falar do sistema
29 out2012 - 13h22
Compartilhar
Por mais que a Microsoft esteja repaginando o seu sistema operacional com o Windows 8 com uma nova interface, a maioria dos usuários ainda sequer ouviu falar do lançamento, que chegou ao mercado na semana passada.
Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Associated Press e a GfK com 1,2 mil adultos mostra que 52% não tinham ideia da chegada nova versão do líder absoluto de mercado.
De acordo com o Huffington Post, mesmo entre os entrevistados que sabiam da existência do programa, 61% disseram ter muito pouco ou nenhum interesse em um computador rodando o Windows 8.
A Microsoft investiu entre US$ 1,5 bilhão e US$ 1,8 bilhão em marketing para promover a nova versão do seu sistema operacional, informou a revista Forbes. A quantia corresponde a três vezes o valor investido no lançamento do Windows Phone 7, há dois anos.
Novo visual, novas dificuldades
O novo design do Windows, que dispensa o botão "Iniciar" e apresenta interface mais voltada para dispositivos cuja tela é sensível ao toque, com itens quadriculados para ativar aplicativos, pode surpreender alguns usuários por ser uma ruptura grande com relação ao sistema tradicional. A demanda inicial pareceu sólida, mas clientes estão receosos, segundo pesquisas.
Para especialistas, os usuários levarão até duas semanas para se adaptarem à nova interface.
As primeiras críticas ao Surface - tablet que é o hardware carro-chefe do lançamento - mostram contradições, com elogios ao design esguio do aparelho, mas queixas quanto à duração da bateria e o número limitado de softwares e aplicativos disponível.
Enquanto o evento de lançamento se realiza, na loja da Microsoft na Times Square, em Nova York, o início das vendas é anunciado em uma cobertura na fachada. As vendas se iniciam neste dia 26
Foto: John Moore / Getty Images
Durante o evento de lançamento, engenheiros da Microsoft estamparam no rosto e nas mãos tatuagens temporárias com o logo da empresa
Foto: Elaine Thompson / AP
Os executivos da Microsoft garantem que o software inovador é acompanhado de hardware inovador também, sendo um complementar do outro
Foto: Lucas Jackson / Reuters
De acordo com Steven Sinofsky, o Windows 8 passou por 1,24 bilhões de horas de testes públicos
Foto: Lucas Jackson / Reuters
Michael Dell, um dos parceiros da empresa, compareceu ao evento de lançamento
Foto: Lucas Jackson / Reuters
Modelos all-in-one, notebooks, monitores, desktops e outros produtos de parceiros foram apresentados pela empresa em Nova York
Foto: Lucas Jackson / Reuters
"Com o Windows 8, nós juntamos o melhor de dois mundos. Tablets e PCs, trabalho e entertenimento. Para fazer isso, nossos parceiros bolaram novos designs incríveis. Alguns se abrem e fecham, alguns se reviram, alguns se conectam, alguns se convertem. Todos são formas de integrar as coisas", disse Steve Ballmer no lançamento do software
Foto: Lucas Jackson / Reuters
"Vá a uma loja e teste, clique, toque e entre na era do novo Windows", disse Ballmer no final da sua apresentação. A Microsoft aposta em uma nova interface para o programa, com o foco nas telas sensíveis ao toque
Foto: Lucas Jackson / Reuters
Em sua fala, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse que essa foi a atualização mais corajosa que o sistema operacional já teve. "É o Windows reimaginado, e nós nos apegamos a isso como conceito", declarou
Foto: Lucas Jackson / Reuters
Evento da Microsoft em Nova York foi o palco de lançamento do Windows 8 e de novos produtos de parceiros da empresa. A leva de máquinas inclui desktops, laptops e tablets